31 de dezembro de 2001

(Eu sei que é apenas um desejo, mas…)

Que as forças da ignorância, da tragédia e do medo sejam superadas pelas forças da cooperação, inteligência e respeito.

F E L I Z 2 0 0 2 !
Na boa… 2001 pode ter sido um ano ruim para o mundo, mas foi um ano muito bom para mim. Conquistei coisas novas, conheci novas pessoas, novos lugares, e comecei a fazer novas formas de comunicação.
2001 está acabando… o que dizer deste ano?

Bom, entre a última quinta e sexta-feira de 2001 em que estive no meu trabalho, tive um acesso de redator publicitário em “brainstorming” e escrevei alguns slogans que descreveriam 2001 e a chegada de 2002. Por favor, não levem a sério o que está escrito logo abaixo, mas olha só o que saiu:


2001. O 1o. século XIX a gente não esquece.

2001. Um ano .complicado.

2001. A versão do Clarke era bem melhor.

2001. Entre o prédio dos terroristas e a Casa dos Artistas.

2001, eu quero meu sossego de volta.

2001. O ano em que mais observamos. E nos deixamos observar.

2001. O ano em que nossos sonhos deixaram de voar.

2001. O ano que não vai deixar saudade.

2002. A Gilette vai aumentar o faturamento.

2002, entre sem bater.
O que dizer sobre o que está acontecendo agora na Argentina?
Lamentável…
Eu estou de saco muito cheio desses comerciais clichês de verão com um monte de gente morena na praia. Um show de falta de criatividade que se engole todos os anos.
Eu preciso dizer que aqui em São Paulo a Corrida de São Silvestre (e a própria comemoração do Fim de Ano na cidade) ficou algo totalmente enfadonho desde quando, por pressão da Rede Globo, foi transferida para a tarde, numa hora totalmete fora do contexto original da corrida, que era unir a expectativa da competição entre os corredores à expectativa da chegada de 1o. de janeiro.

Eu sei disso porque eu me lembro da época em que a corrida passava à noite, e o lance era totalmente outro, inclusive porque depois da corrida os milhares de participantes se confraternizavam numa festa informal na Avenida.

Eu me pergunto: mudaram a corrida de horário para passar o que no lugar? Reveillon do Faustão? Show da Virada?
E o que teremos de relevante em termos de comemoração de Ano Novo aqui na cidade?
São Eno e São Dramin, rogai por nós…
Juro que num desses recentes paus no Blogger eu me deparei com esta janela ao tentar editar meus posts.
Se não estou enganado, seremos uma das raras gerações que presenciarão a existência de dois anos que, colocados de trás para frente, continuam iguais: 1991 e 2002.
Verdades que não aconteceram, texto de Nemo Nox.
Dica de calendário: o que está encartado na mais recente edição da revista VIP, que traz a Wanessa Camargo na capa. Traz 12 fotos (uma para cada mês, dããã…) de modelos muito bem fotografadas por Valério Trabanco.

Entre as moçoilas que aparecem, Carolina Schoof, Jennifer Vaz, Michele Martins e Caroline Casadei, que foi capa da Macmania no. 71.
Fiquei sabendo no Maçãs Selecionadas: Ana Paula Papa de novo na capa da Macmania, em janeiro.
Eu acabei de escrever a mesma coisa num comentário no blog do Mauro, mas em todo caso eu queria deixar aqui minha opinião sobre o que aconteceu ontem:

O aspecto mais cruel do vício de drogas é justamente esse: a pessoa não consegue ponderar sobre as coisas importantes e boas que existem ao redor dela. O barato danoso e mortal acaba se tornando prioridade.

Veja a Elis Regina. Tinha 2 filhos pequenos e sucesso quando morreu de overdose de cocaína e álcool.

Veja o Kurt Cobain. Tinha o mercado musical em suas mãos, tinha uma filha pequena, mas mesmo assim não largou a heroína e acabou se matando.

Cássia Eller é apenas mais uma na lista, infelizmente.

29 de dezembro de 2001

Pois é, ontem eu havia postado aqui que iria tocar umas músicas no DJ Club. Mas simplesmente não rolou. O que aconteceu é que, num lance tipicamente “Garfield na segunda-feira”, a fiação que levava o som do toca-CDs para as caixas acústicas pifou justamente no momento em que ia tocar. E o problema demorou tanto para ser resolvido que quando issoi aconteceu meu horário para tocar já tinha terminado. Poderia até tocar alguma coisa depois, mas devo confessar que a partir do fato ocorrido broxei totalmente.

Bom, fazer o que, né? Bola pra frente…

28 de dezembro de 2001

Eles passarão. Eu, passarinho.

Mário Quintana
Relativamente fácil é o modo politicamente correto de descrever algo absolutamente difícil.
Sem conhecimento, não há ferramenta que resolva.
Ah, Luize…
No blog do Bernardo, humor UNIX.
A Art Noveau está nos pequenos detalhes...:-)
Deu na revista Época desta semana: Daniela Cicarelli saindo com Arnon, filho de um tal Fernando
Dando uma olhada no Conacatenum, que tinha feito um comentário sobre um post recente meu, li a respeito dos 12 anos da execução por fuzilamento do ditador comunista romeno Nicolae Ceausescu e de sua esposa.

Ceausescu foi para a Romênia o que Suharto foi para a Indonésia (ou o que Papa e baby Doc foram para o Haiti, ou o que Saddam Hussein está sendo para o Iraque, etc.): um sujeito que governava o país como se fosse um quintal, no qual tratava a população como uma massa a serviço de seu reinado familiar. E com as costas devidamente esquentadas na época por Moscou.

Duas coisas me vêem à cabeça quando me lembro do regime Ceausescu: O primeira é a exploração que este governo fez das vitórias olímpicas da premiada ginasta romena Nadia Comaneci nos anos 70 e 80, incluindo aí a própria Nadia, que foi forçada a casar com o filho do ditador… para ser devidamente estuprada por este em plena festa de noivado, diante dos convidados.

A segunda foi a capa do Jornal da Tarde (que parecia na época ter uma ousadia gráfica e editorial um maior do que hoje) no fim de 1989 que mostrava uma foto que ocupava toda a capa do jornal: o rosto pálido de Nicolae Ceausescu morto, de olhos abertos, caído na neve.
A coisa tá pretejando lá pelas bandas indo-paquistanesas…
Meu, na boa: será que um FDP de um cracker/hacker/seja-lá-o-que-for não tem algo melhor pra fazer na vida do que estragar o Blogger, empresa de uns (um?) poucos caras que se esforçam para dar voz e vez na Web para milhares de pessoas no mundo, sem nenhuma corporação “Big Brother” por trás?
João Gordo e Ferrugem substituem Marcos Mion na MTV.
Agora é que eu quero ver…:-)

24 de dezembro de 2001

Eu já desejei Feliz Natal para vocês? Não? Então já está desejado…:-)


Nesta sexta no meu trabalho estava escaneando algumas pinturas do austríaco Gustav Klimt, como esta acima: O Retrato de Adele Bloch-Bauer I, de 1907.

Este quadro tem uma história curiosa: Adele Bloch-Bauer, dama da alta sociedade de Viena no início do século passado, foi retratada por Klimt três vezes: duas como ela mesma, uma como modelo para um quadro sobre a lenda de Judith. Há vários indícios dela ter sido amante do pintor por um tempo.

Quando os nazistas tomaram o poder na Áustria em 1938, eles confiscaram — na verdade, roubaram — os bens da família Bloch-Bauer, que era judaica, entre eles este quadro, que acabou ficando com o Estado durante e depois da guerra, quando foi parar na Galeria Austríaca, onde está até hoje.

Atualmente, a família Bloch-Bauer montou um site para fazer campanha pela devolução do quadro.

23 de dezembro de 2001

Esse anúncio da Folha me lembrou os bons tempos de 1986, quando eu passava longas tardes jogando RiverRaid…:-)

22 de dezembro de 2001

Há dez anos, a URSS acabou.
Texto muito bom do Hélio Schwartsman: Uma aposta em Deus, que fala a respeito da religiosidade dos brasileiros revelada através de uma pesquisa do IBGE.

Mas vale notar uma coisa. Há um trecho do texto que diz:

“Para começar, nunca travamos guerras de religião. Tampouco temos o péssimo hábito de eliminar nossos vizinhos que rezam de um jeito diferente do nosso.”

Peraí… E a Guerra de Canudos, o que foi?

21 de dezembro de 2001

Não dá para não lembrar do Roupa Nova:

É verão, bom sinal, já é tempo, de abrir o coração e sonhar…
Que tal mudar um pouquinho seu fundo-de-tela?
Não param de chegar os e-mails comerciais em gordos HTMLs do UOL e de seus “parceiros”. Está na casa de uns 4, 5 por dia.

19 de dezembro de 2001

Agora, uma letra de música:

PLEASE, PLEASE, PLEASE, LET ME GET WHAT I WANT
(The Smiths)

Good times for a change
See, the luck I've had
Can make a good man
Turn bad

So please please please
Let me, let me, let me
Let me get what I want
This time

Haven't had a dream in a long time
See, the life I've had
Can make a good man bad

So for once in my life
Let me get what I want
Lord knows, it would be the first time
Lord knows, it would be the first time

17 de dezembro de 2001

Em por falar em Siciliano, até hoje sinto uma estranheza ao ver, no lugar onde havia uma no 2o. piso do Shopping Iguatemi, uma loja da Kenzo. É que eu passei boa parte das minhas tardes de sábado da minha adolescência lá, folheando as revistas…
Estava hoje na Siciliano do Shopping Eldorado e vi uma coisa inusitada: um garoto de uns 10, 11 anos usando uma camiseta da Hustler. Curioso, fui até ele perguntar onde ele havia conseguido a peça. Resposta:

“— É que meu tio trabalhava lá na redação da revista; ele ganhou a camiseta e aí ele me deu.”
Agora que eu percebi: no clipe de “Pagan Poetry” a Björk tem as peças do seu vestido costuradas no corpo.
Eu preciso dizer uma coisa: essa auto-felação que os veículos da grande mídia fazem é algo que enche o saco. É Revista Época falando de Ana Maria Braga, é o UOL comentando prêmios que ele recebeu de empresas filiadas ao próprio UOL, é o programa do Sergio Groismann falando sobre a programação da Globo... aaaargh!
Uia, o Evasão está de layout novo…
Pense numa imagem. Digite o nome dessa imagem que você quer achar aqui. As chances de encontrá-la são boas.
A Revista da Folha desta semana mandou bem:

“Entulho pós-industrial

Em pleno 2001, o homem ainda é produzido à antiga. Alheio à própria inutilidade, vem com pernas, braços e coisas como, veja você, estômago. Num esforço para aliviar do "Custo Brasil" o peso da mão-de-obra, começou-se a atenuar vantagens burguesas inscritas na CLT. À sombra da sonegação de impostos, apoiada nas encostas do mercado financeiro, a plutocracia aplaude. Vem aí, finalmente, o Brasil moderno. País da exclusão sem culpa, paraíso das guaritas e dos muros altos.”
Jeffrey Zelman mandou bem:

“Will it conform to Tim Berners–Lee’s vision of an open platform accessible to all? Or will it remain a presentational hack?”
Odysseu Kapyn mandou bem:

“Realmente não dá para comparar o material das revistas Casseta Popular e Planeta Diário nem os textos do Dóris Para Maiores com o programa do grupo que vai ao ar atualmente na Globo, completamente contaminado pelos interesses e regras da emissora.”
Bola pra frente.

16 de dezembro de 2001

Se bem que às vezes eu devo confessar que fico com vontade de fazer isso.
Eu sei que existem muitos blogs que funcionam exatamente para isso, mas acho que se ficasse aqui escrevendo sobre coisas pessoais minhas, eu cairia numa pieguice e me exporia de uma maneira irreversível.

E no que por acaso isso me ajudaria?

E o que isso poderia acrescentar a vocês, eventuais leitores?
Eu queria escrever sobre uma conclusão meio chata que eu tirei ontem quando eu saí, mas deixa pra lá. Não vou fazer do meu blog um confissionário de questões emocionais minhas.

15 de dezembro de 2001

O primeiro videokê a gente nunca esquece.

14 de dezembro de 2001

Bom, por enquanto, dêem uma olhada nas novas fotos do Vectra europeu modelo 2002.
O chato é que eu tinha um monte de coisa para colocar aqui, mas não deu para organizar, escrever, linkar, reescrever e postar. Paciência…
Olá pessoal. Eu tenho andado sem tempo para blogar…

9 de dezembro de 2001

Tony de Marco sendo elogiado hoje pelo Millôr Fernandes. Que moral, hein?…:-)


A primeira capa de revista de Gisele Bündchen.


Os novos anúncios da Christian Dior são simplesmente fantásticos.
MC por MC, eu sou mais o MC Escher.

Ginger por Ginger, sou mais a Ginger Lynn.

E tenho dito.

8 de dezembro de 2001

Em por falar em ABAV, ele deu de presente de aniversário ao MAV algo que eu poderia chamar de “não-presente”: retirou o banner de propaganda da BlogSpot do blog dele…:-)
Drauzio Varella desmistificando a clonagem. Leitura recomendada (pesquei o link no blog do ABAV).
Estou tentando elaborar uma tabela com as equivalências entre as extensões de 3 letras usadas pela plataforma Windows e os códigos de “type” do Mac OS dos arquivos gerados pelo Adobe Photoshop, tomando como base a versão 6.0.

Talvez seja útil para aqueles que fazem o download arquivos para serem usados pelo Photoshop (actions, brushes, paletes, etc.) a partir de sites dedicados apenas à versão PC do programa.
Eu te falei que eu fui ontem na Festa do Garagem? Não? Pois é, foi muito legal, como sempre…
Girando o dial hoje à tarde: George Harrison cantando “Love Comes To Every One” na Alpha FM e ao mesmo tempo John Lennon com “Mind Games”, na Kiss FM. É duro saber que eles não estão mais vivos.

Logo depois, pulo para a Eldorado FM e ouço um especial com músicas do Lou Reed. Eu preciso ouvir “Transformer” por completo.

4 de dezembro de 2001

All Things Must Pass.
Eu me lembrei de uma garota que eu conheci, Leila, que trabalhava numa loja da Forum e era fã dos Beatles. Ela deve estar muito triste.

Me veio à cabeça uma cena de 2 anos atrás: eu de carona no carro dela ouvindo no toca-fitas “While My Guitar Gently Weeps”…

1 de dezembro de 2001


*1943 - +2001