31 de julho de 2002

Céus! Hackearam o site do Jornal da Globo…
Se eles já tiverem consertado, clique neste link do Telescópica e veja como estava a página principal nesta tarde de hoje.

Update (31/07/2002): através dos meus colegas de lista de e-mail fiquei sabendo que tudo não passou de um hoax. A verdadeira URL do site do Jornal da Globo é http://www.globo.com/jornaldaglobo/.

Realmente, tem que se ficar esperto com as notícias como essa, e tentar na medida do possível fazer uma re-checagem da informação…


Este é o flyer que eu fiz para a noite SOUND 80s do DJ Club.
Mondo Bizarro: Romário vai fazer faculdade de moda.
Acima do chão há o lixo.
Acima do lixo voam os urubus.
Acima dos urubus, só o céu.
E o céu é tão azul…
Diálogos edificantes da Poplist:

>>> > A menos que seja vc quem experimente.
>> >Aí não tem quem güente.
>> nem dis costa nem de frente.
>Ainda bem que não é com a gente.

Pois eh, prefiro que nem tente.
PENIS ENLARGEMENT PILLS.
YOU CAN FIX YOUR BAD CREDIT ONLINE.
UNIVERSITY DIPLOMAS.
GET A FREE EURO.
E o número de SPAMs que eu tenho recebido nas minhas contas públicas do UOL aumentou sensivelmente.
Mais uma boa iniciativa: Toplinks, serviço criado pelo Cris Dias para saber quais são os assuntos mais linkados nos weblogs brasileiros, da mesma forma que o Blogdex faz em nível mundial.
Diga-me com quem andas que eu te direi quem és.
Só hoje notei que as onomatopéias (CRASH!, BOOM!, etc.) nos mangás são escritas usando ideogramas japoneses. Para quem não entende, parecem grafismos no meio das cenas…
Interessante: acabaram de descobrir que a pele humana tem sensores especializados em detectar carícias.

29 de julho de 2002



Retratos de Louise Brooks.
Sad but true: estudos em vários países indicam que homens correm maior risco de morte em qualquer faixa etária.

Enquanto isso, um estudo de uma universidade americana aponta que quem tem pensamento positivo vive mais e evelhece menos.
Então, baseado neste post abaixo, dou meus parabéns para as mulheres otimistas. Vocês tem uma longa vida pela frente…:-)


Hã?
Meu, agora eu saquei… as cores das notas do Stickies são idênticas às dos giz coloridos…:-)
Entre uma música e outra da festa de sábado, me sentei num dos sofás do lobby do Hotel Cambridge quando comecei a dar uma olhada no Estado de São Paulo que estava na mesa central. Achei um texto que me chamou a atenção: uma crítica de Alberto Guzik à mais nova encenação da peça “Valsa n.º 6” de Nélson Rodrigues que está em cartaz na cidade.

O texto fala a respeito das peculiaridades do único monólogo escrito por Nélson, e do desafio que é para uma atriz interpretar a complexidade da personagem central. Depois de ler o texto me deu uma vontade de ver esta peça.
Trash 80’s neste sábado:

Conheci a Lenore (garota muito bacana), e além disso lá estava boa parte do mesmo povo habituê de sempre. O Enéas não estava tocando naquela noite, mas Tonny e Binho deram conta do recado. E também apareceram como convidadas especiais as DJs Vania V.O.P. e Érica de Freitas, do DJ Club, que logo quando assumiu as picapes tocou… “Geni e o Zepelim”, do Chico Buarque! Jamais imaginei que ia ouvir isso numa balada, hehehe...

E no geral, o som desta festa foi absurdamente heterogêneo: Herbie Hancock, Toy Dolls, Cindy Lauper, Sidney Magal, Beastie Boys, Clash, Léo Jaime, Police, Ney Matogrosso, Miami Sound Machine, etc…:-)

Pelo que sei o Trash 80’s está sendo bastante divulgado pela imprensa, e já chegou a sair uma matéria a respeito no JT. E percebi que havia um monte de gente fotografando; alguns tinham câmeras simples, e outros equipamentos “Pro”, com grandes lentes e flashes poderosos. Será que vai aparecer alguma matéria sobre a festa nos próximos dias? Vamos ver…
Um dos problemas que passo ao escrever textos aqui é o fator de linearidade dos fatos. Me preocupo em colocar posts numa ordem em que faça o leitor ter uma idéia clara do que quero dizer, e por isso tento colocar as coisas dentro de uma certa ordem tanto nos posts quanto dentro dos posts.

Só que dentro da minha mente a linearidade dos fatos não é absoluta. Claro que há uma ordem natural entre passado e presente, mas os fatos e acontecimentos se ligam de uma forma caótica e definitivamente não-linear.

Isso também acontece de vez em quando nos casos em que vou falar a respeito de uma história muito complexa, muito forte ou importante, na medida em que me sinto na necessidade de descrever nelas seus porquês e seus detalhes.

27 de julho de 2002

Eu ia colocar aqui no blog o flyer que eu fiz para a noite SOUND 80s do DJ Club, mas hoje quando vou ligar meu velhusco scanner eu descubro que ele simplesmente não está funcionando mais. Cáspita…
Patricia toca a luz laser.

26 de julho de 2002

Estive nesta quinta no Mac Pizza mais uma vez.

Além dos já veteranos Zé Miranda, Clemente Gauer e Mila, conheci outros integrantes da lista, como Marcos Kim, Flavio Donadio (na verdade este eu re-conheci, uma vez que eu tinha feito um negócio de troca de peças de Mac com ele há uns anos atrás, mas eu não me lembrava, hehehe…) e o jornalista Mauricio Truffani.

O Mauricio me contou que a família dele é de Bragança Paulista, onde eu morei por um tempo, e que conhecia bem a cidade e seus habitantes. Eu perguntei para ele se ele conhecia Marco Antônio Bacci, um cara que foi meu colega de sala na 8a. série. Ele disse que sim, e que infelizmente ele morreu num acidente de automóvel em 1991. Triste isso… pensava em revê-lo um dia.

Bom, depois ele me contou que conhece o Alex Maron há bastante tempo, e ambos trabalham na editora Globo; ele na revista Galileu, e o Alex na revista da Net. É engraçado como a gente vai descobrindo conexões inimagináveis com as pessoas que a gente acaba conhecendo.

Ah, e no MacPizza também estava o Leo Jaime (sim, o cantor). Eu conversei com ele, e o cara é gente fina…:-)
A propaganda eleitoral já tomou conta das ruas, e olha só as coisas que eu vi:

• Um outdoor de Quércia anunciando sua candidatura ao senado. O número dele é 151. Acho que seria mais adequado substituir o 5 pelo 7…

• Ciro Gomes detesta quando o comparam com Fernando Collor. Mas o que ele está fazendo num outdoor ao lado do candidato a governador Antônio Cabrera, ministro da agricultura no governo collorido?

• Uma faixa anunciando a candidatura do ex-vereador envolvido no caso das máfias dos fiscais Armando Mellão. Pela enésima vez vê-se que os políticos usam a ignorância e falta de memória dos eleitores a seu favor.

25 de julho de 2002

Em por falar em música, que tal ouvir ouvir agora Kraftwerk?
Consegui pegar a música “Frank Sinatra” da Miss Kittin usando o iSwipe ontem. Acho que essa música virou “o hino” atual das noites alternativas aqui em São Paulo…:-)
Você sabia que a expectativa de vida do brasileiro é menor do que a média da América Latina?

Ah, e pelo que me lembre o Brasil também possui atualmente o menor salário mínimo da América Latina. Dá para se imaginar que isso não seja mera coincidência…


O site dos anúncios de mau gosto está de volta.
Fato triste: vendo a galeria da Karen Mulder com fotos dos anos 90, me lembro que hoje em dia ela tenta se recuperar do vício em cocaína que comprometeu sua vida e sua mente de uma maneira muito séria…

Update (26/07/2002): O Renato me avisou por e-mail que agora Karen Mulder é cantora, e está se dando bem nas paradas francesas com uma cover da música “I Am What I Am”, de Gloria Gaynor. Pois é, provavelmente a situação dela melhorou desde que eu li a nota sobre ela no Glamurama há uns meses atrás…
Lembram daquela foto da PJ Harvey piscando que eu estava procurando? Acabei descobrindo que ela estava no blog da Valcana. A foto é essa aí logo abaixo:



Legal, né?…;-)
Link ótimo da Dominique: SuperModel Forever. É uma galeria com fotos de várias modelos e celebridades femininas conhecidas. Até aí nada demais, só que estas não são como aquelas que você vê por aí nas quais se acham apenas uma ou duas fotos boas; neste caso, todas as fotos são bem bacanas.
Eu gostei muito de ter assistido nesta terça a entrevista do Observatório da Imprensa na TV com a jornalista Fátima Bernardes, que mandou muito bem na cobertura da Copa do Mundo, tanto como jornalista como (para a surpresa de todos) comentarista de futebol.

24 de julho de 2002

Frase do dia (saiu no JT):

“Duas de atum, uma portuguesa, uma calabresa e uma frango catupiry”

(De um dos presos da Cadeia de Vila Branca, que fazia o pedido por meio de uma central telefônica instalada em Ribeirão Preto)
Este artigo da BBC News levanta uma questão importante: o fato de que a evolução da tecnologia provocando mudanças constantes nos padrões de mídia de armazenamento (fenômeno mais acentuado ainda nestes anos recentes) pode fazer com que imagens geradas por câmaras digitais de hoje (que usam essas mídias) não possam ser lidas no futuro.

23 de julho de 2002

Dica do Nando: se você algum dia subir no topo do Everest, vai poder ver isso.
Veja essa: pesquisa indica que o cérebro feminino guarda melhor memórias emocionais do que o masculino. É de se pensar…
Denis do Conactenum achou dois links bem interessantes: um sobre a história dos talheres e outro sobre uma curiosa teoria de gerenciamento de tempo que apareceu no AListApart: a teoria do jarro de picles.
Uia… o Daily Planet, um dos maiores bordéis da Austrália, vai abrir seu capital na Bolsa de Valores de lá…:-)

22 de julho de 2002

Lingüiça do Circo.

Macarrão da Pintolândia.

Gorda da Feira.

Pereirinha Vim Para Renovar.

PM Alemão Ajuda Eu.

Raspadinho.

Todos eles são candidatos a deputado nestas eleições. Mais detalhes nesta matéria do JB.
(pesquei este link do Tonyy, que pescou da Dama).
Brazil: All Your Economic Base Are Belong To Stock Brokers.
Tinha achado uma imagem muito bacana da PJ Harvey piscando um olho, só não me lembro agora em que blog que eu vi isso…

Update(25/07/2002): consegui achar essa foto. Mais detalhes no post acima.
Ah, eu queria dizer uma coisa: o fato da Gisele Bundchen não ter muita bunda (coisa que até ela mesma já admitiu em entrevistas, aliás) não faz a mínima diferença na minha opinião. O conjunto dela é sensacional. E aqueles peitos, aquele nariz, aquela boca, justificam tudo…:-)
Em 1988, morava em Bragança Paulista e ainda tinha como uma das minhas diversões assistir novela. Na época estava passando no horário das 19h “Bebê a Bordo”, que eu assistia, embora a novela em si não fosse nada de mais.

O negócio é que eu prestava atenção nas músicas que tocavam no final, na parte de “cenas dos próximos capítulos”, em que eram mostrados pedaços das cenas que iam passar no dia seguinte, com alguma música da trilha sonora da novela como fundo. Coisa que aliás nem existe mais hoje em dia, dada a competição acirrada pela audiência.

Foi então que num determinado momento apareceu uma tal de “Strangelove” . Quando eu ouvi aquilo, pensei: “Meu, essa música é uma coisa incrível, não se parece com nada com o que eu tenha ouvido antes. Ela tem um ritmo, um jeito diferente”.

E foi a partir daí que eu conheci Depeche Mode. E meus ouvidos nunca mais foram os mesmos.
Fiquei surpreso quando encontrei uma matéria especial sobre o SPFW no site da revista PLAYBOY. Interessante como muitos já não encaram mais isso como uma reles “coisa de viado”.
“É aí que entra nossa tradição, a nossa capacidade de criar mitologias para esconder a realidade. Eu tenho colegas que acham positiva a expressão ‘Brasil, país do futuro’. Mostra o otimismo da população, que vamos melhorar etc… A minha impressão é que isso é álibi, que reflete muito mais a meu ver a impotência diante do presente, a impotência de construir o futuro. Temos o mito edênico e destruímos a natureza. A versão do mito da grande potência é dos militares, totalmente caricaturada. Nos Estados Unidos o mesmo mito foi orientador da atividade política. Eles sonharam com a grande potência e a fizeram. Sonharam com paraísos, próprios para os escolhidos, e fizeram. Para pequenos grupos, mas fizeram. Entre nós é um grande mecanismo de escape. A violência é um exemplo disso. Como manter a idéia do país cordial? Nós somos extrovertidos, a amizade predomina... Isso não existe. ”

Trecho da entrevista que José Murilo de Carvalho concedeu aos jornalistas de No Mínimo.
Trocadilho besta:
Não tente levar o Blogger a sério, porque se não você pyra.
Sentado no sofá da sala ouvindo a Kiss FM tocar “Rock Lobster” do B-52’s perto das 4h da madrugada de segunda-feira. Weird…
Pior que é mesmo, hahaha…

21 de julho de 2002



A quem interessar possa, mais uma página com anúncios antigos de revistas brasileiras.
Agora, uma letra de música:

HERE COMES THE RAIN AGAIN
(Eurythmics)

Here comes the rain again
Falling on my head like a memory
Falling on my head like a new emotion
I want to walk in the open wind
I want to talk like lovers do
Want to dive into your ocean
Is it raining with you

So baby talk to me
Like lovers do
Walk with me
Like lovers do
Talk to me
Like lovers do

Here comes the rain again
Raining in my head like a tragedy
Tearing me apart like a new emotion
I want to breath in the open wind
I want to kiss like lovers do
Want to dive into your ocean
Is it raining with you

20 de julho de 2002

Sabe aquele caso da mancha do vidro que está sendo tomada por uma aparição de Nossa Senhora lá na cidade de Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo? Pois bem, saiba que neste final de semana nada menos que 30.000 pessoas pretendem visitar o local da “aparição”. A Polícia Militar está até montando esquema de segurança, e até já estão sendo providenciados banheiros químicos.

É o que eu digo: é impressionante como tantas pessoas tem a estranha sede de querer acreditar em algo, acima de qualquer razão. E ainda acho que isso é um sintoma típico daqueles que possuem o que se pode chamar de pobreza existencial.
Uma das coisas curiosas da noite passada foi quando estávamos no táxi que, indo para A Lôca, passou pelo trecho Centro da R. Augusta. A gente ficou observando no meio do engarrafamento as bizarrices e estranhas belezas do submundo dos neons e entradas de casas suspeitas.
Ai ai… depois de um período de sono pós-alcoólico, cá estou eu blogando.

Encontrei ontem a Dominique lá no bar do Hotel Cambridge, onde rolou a 1ª noite do projeto Bionica. No início eu até pensei que não viria muita gente, mas no fim um monte acabou aparecendo, inclusive a galera que já é habitué do Trash 80’s que acontece aos sábados (Adriana, Danilo, Anny, Manu, Tonyy, Ginger, etc.).

O som 100% eletrônico estava muito bom (tocou desde Depeche Mode de 1981 até Miss Kittin de 2001, passando por Kraftwerk, Basement Jaxx, essas coisas). Fazia já um tempinho que não ia numa festa exclusivamente deste estilo.

Os DJs foram o Enéas, o Binho e o Spavieri, que acabou por volta das 5 da madrugada indo comigo e a Dominique até A Lôca. Mas não fiquei muito tempo por lá; por volta de umas 6 da manhã, acabei rachando um táxi com a Dominique e cada um foi para sua casa.

19 de julho de 2002

Esse cara que defende o spam bem que poderia receber um flood na caixa postal dele. Mas claro que ele, esperto, não publicou o endereço de e-mail na página…

O que eu achei engraçado na matéria é quando ele diz que o SPAM pode ser tão tolerável quanto o cheiro pútrido do rio Tietê e a CPMF. Eu penso que são justamente estas mentes bovinas que de uma certa forma acabam fazendo perdurar coisas como o SPAM, a CPMF, a poluição dos rios paulistanos e outras coisas nem um pouco suportáveis.
Pedro Doria fala sobre o poder tecnológico do narcotráfico. É um negócio simplesmente impressionante, que vai muito além dos nossos espantos com as conversas nos celulares de Bangu I…
Olha só que interessante: cresce na Europa (e com o apoio de muitos judeus europeus, inclusive) o boicote a produtos israelenses em represália à política atual do país em relação aos palestinos.
Que triste… Gerson de Abreu morreu nesta quinta-feira. Ele era um ator de grande talento, e costumava vê-lo no muito bom “X-Tudo”, programa infanto-juvenil na TV Cultura.

E pelas entrevistas via-se que além de simpático, ele era um cara sensível. Ele contou numa delas que uma vez um menino pobre o reconheceu e pediu em vez de autógrafo ou foto, comida, e ele ficou chocado. Tão chocado que no momento em que ele fazlou sobre isso, começou a chorar.
Rafael Spoladore diz e eu faço coro: Nós queremos shows do New Order no Brasil!!!
Fui no SPFW nesta quinta-feira, lá no Pavilhão da Bienal. Eu iria visitar o DJ Tonyy no lounge da Coca-Cola Light, mas quando cheguei às 19h ele tinha acabado de ir embora, e a DJ Denise já tinha ocupado as picapes.

Acabei vendo o desfile da Forum. Foi algo muito, mas muito lindo de se ver.

O som forte da bateria dava um tom diferente ao desfile, e as modelos ornadas com plumas e vestindo peças coloridas e sexies ora pareciam anjos, ora pareciam princesas. Um espetáculo, que terminou com uma bateria de escola de samba de verdade atravessando a passarela e abrindo alas para Adriana Lima, que não sambou, mas brilhou ao lado de um alegre Tufi Duek vestido de rosa. O platéia vibrou muito com o que viu, e eu também estava lá, aplaudindo também.

18 de julho de 2002

Já fazia mais de 1 ano que eu não ligava meu velho PCzão Pentium 100. Eu tenho nele uma pasta de MP3 com músicas maravilhosas (tem Lou Reed, Echo & The Bunnymen, Chemical Brothers, Husker Du, Blur, Moby, Beastie Boys, só para citar alguns), baixadas nos tempos áureos do Napster. Preciso passar tudo isso pro meu Mac.
MrManson manda avisar que uma das mais importantes invenções do século XX, o ar-condicionado, fez 100 anos de invenção ontem.
Na Internet, nem tudo é o que parece ser…:-)
Pois é pessoal, acabou-se o que era doce. A Apple decidiu que vai transformar dentro de alguns meses o até então gratuito serviço de hospedagem de páginas, e-mail POP3 e disco virtual iTools, que agora passa a se chamar .Mac, num serviço pago, e bem pago. 50 dólares anuais para quem já é inscrito no iTools, 100 dólares anuais para novos assinantes.

Bom, vou ter que arranjar outro lugar para colocar meus arquivos da minha pasta pública no iDisk; vou ver se acho por aí um servidor que aceite protocolo WebDAV, o mesmo utilizado pelo sistema de disco virtual da Apple. Quanto ao e-mail, magiozal@mac.com, nunca o usei nem divulguei muito mesmo; atualmente só assino uma lista de usuários de Powerbook Duo e 2400 através dele, e portanto não vai me causar maiores perdas.
Parece que a coluna do Ricardo Bonalume Neto na Revista da Folha, “O Cético”, não está mais sendo publicada. Em seu lugar entrou uma coluna chamada “Minha Primeira Vez”, que ainda não cheguei a ler. Uma pena, porque a coluna do Ricardo era muito boa. Era uma das primeiras coisas que eu lia na Revista quando comprava a Folha de domingo…
Esse post da Dominique me fez lembrar de um caso que aconteceu comigo há uns 3 anos atrás:

Estava saindo de uma balada lá pelas bandas da Vila Olímipia quando decidi parar num bar para comer e beber alguma coisa. Fui até o bar Rabo de Peixe, que existe até hoje naquele entrelaçamento de ruas no final da Nova Faria Lima onde também ficam os bares Tipuana e Moça Bonita.

Fui pedir um chopp e uma porção de queijo. Até aí, nenhum problema. A má surpresa veio quando pedi a conta: percebi que estavam cobrando pela porção de queijo simplesmente o dobro do preço que eu havia visto no cardápio. Fui falar com o garçom que me serviu o que significava aquilo, e ele me respondeu na maior cara de pau que oque eu havia visto no cardápio era o preço da porção de 50 gramnas, e eu havia consumido 100, e portanto a conta estava correta.

Só que havia um detalhe: eu não havia pedido essas 100 gramas, eu havia pedido “uma porção de queijo”, simplesmente, e esperava receber aquilo que constava no cardápio. Nada além disso. Se ele me serviu algo a mais que eu não pedi, ou não queria, ele fez por conta dele, e portanto eu não teria nada a ver com isso, certo?

Pois é, só que o garçom fechou a cara e não quis saber. Tive que ir ao caixa do lugar para explicar a história toda, e eles acabaram concordando comigo. Preenchi o cheque com o valor justo que eu deveria pagar, o valor das coisas que eu realmente queria consumir. E fiz questão de não incluir a taxa de 12% que eles queriam cobrar como pagamento pelo serviço. Afinal de contas, eu não iria pagar por um serviço que me foi mal prestado, certo?

Só sei que quando eu já estava saindo de lá em direção à rua, o garçom que provocou todo esse problema ainda foi à porta do bar para falar: “Da próxima vez, porque você não vai numa lanchonete em vez de encher o saco?”. Pela minha dose de raiva poderia ter feito algo pior, mas preferi gritar de volta em alto e bom som: “Pois eu prefiriria ir numa lanchonete de que num lugar onde o cliente é enganado!” e segui meu caminho. E claro, nunca mais voltei lá.

17 de julho de 2002

Podem me chamar de freak, mas eu adoro comer sorvete no inverno.
O Curador do Museu do SPAM faz uma comparação muito oportuna entre serviços de telemarketing e SPAM.
Sonho de consumo: uma câmera digital. Qualquer uma que seja compatível com Mac.
Confesso: ver os seios das modelos balançando conforme elas vão pela passarela é algo de uma beleza imensa.
A cena que mais me impressionou em Star Wars II não tinha nenhum efeito especial: foi aquela em que a mãe de Anakim Skywalker morre em seus braços, e em represália ele acaba massacrando uma aldeia inteira com seu sabre de luz. A música incidental de fundo indica: aquele é o início de Darth Vader.
Dia:

Fui nesta terça até os confins do bairro da Liberdade, para dar entrada no meu seguro-desemprego. Como acordei (bem) tarde, acabei confiando num folheto que eu peguei na CEF que dizia que aquele posto de atendimento funcionava até as 19h. Só que chegando lá, um segurança me informa: “não, antes era até as 19h, mas agora aqui só horário comercial, das 8h às 5h da tarde”

Às vezes tenho a impressão de que serviços públicos e gratuitos no Brasil sofrem de uma espécie de entropia: começam com uma determinada qualidade e vão minguando e piorando com o tempo…

O que eu poderia fazer? Meia volta, vou ver… pego o metrô e desço na esquina da Av. Paulista com R. Augusta, e vou até a mega-banca xeretar as revistas. Depois disso, fui até o Conjunto Nacional para tomar um cafezinho, e lá encontro o Fabião, meu ex-colega de curso de teatro que eu fiz em 2000 lá na FAAP, com o diretor Sérgio Ferrara.

O Fabião me perguntou se eu tinha feito mais alguma coisa em termos de teatro. Eu disse que desde que aquele curso terminou, eu não fiz mais nada na área. Ele me disse que depois daquele curso chegou a fazer outros dois outros cursos de teatro lá na FAAP também, e que tem acompanhado o que tem aparecido de novo neste aspecto por lá.

Ele não é ator profissonal, na verdade trabalha com marketing, mas gosta de atuar. Bom, na verdade eu também gosto, mas… falei para ele que eu queria ter tido mais experiência de palco, e ele me falou que na verdade o estar no palco em si nada mais é do que uma parte da construção de uma cena ou peça, o que o grande barato da coisa é todo o processo em si. Isso me fez pensar…

Bom, depois disso, cortei meu cabelo, fiz compras no supermercado, voltei pra casa, liguei o computador… e escrevi este post no Stickies.

16 de julho de 2002

Mario AV diz em seu novo blog que 30% dos vistantes do site dele são usuários de Mac.

Interessante… Através do Site Meter, sei que a “média histórica” entre os visitantes deste meu blog que usam Mac oscilam entre 20% e 30%, proporções bem próximas à dele…
A Playboy norte-americana está convocando agora funcionárias da WorldCom para posarem nuas para a revista. Pensando bem… bem que eles poderiam chamar a Ana Paula Arosio, né?…:-D
Olha o perigo chegando: foi aprovada nos EUA uma nova legislação que pode punir hackers com prisão perpétua. Claro que isso só aconteceria caso fosse comprovado que a atividade do hacker causa riscos à vida de alguém. Mas por um outro lado, além desses critérios de “risco” não serem 100% exatos, foi aprovada nesta legislação toda uma série de medidas que facilitam muito a invasão da privacidade dos usuários de Internet.

E é claro que gente de fora do governo norte-americano tem grande interesse em acuar a liberdade de ação dos usuários da Grande Rede. E com certeza gravadoras e a tropa de choque anti-pirataria estão no primeiro lugar desta lista.
Astrônomos esperam encontrar ETs dentro de 25 anos. Seria legal que acontecesse, mas eu não consegui entender como eles afirmar isso com essa exatidão…
“A emoção tem pernas próprias e, às vezes, leva a gente a lugares em que não gostaríamos de estar”

Jairo Bouer
Uia… um comentário meu sobre o motivo dos dias da semana em português serem denominados por números no blog do Cris Dias acabou parando no Conactenum
Promoção da semana: pra quem quiser, coloquei uma versão em espanhol da música “Call Me” feita pelo próprio Blondie na minha pasta pública no iDisk.


Ah, Giza…

15 de julho de 2002

“Papel?

Cadê um papel para eu escrever?

Ah, acabei de achar um bloco de sulfite.

Vou tirar uma folha.”


Esta sequência de pensamentos e ações que tive a uns minutos atrás me fez lembrar que um dos brinquedos principais da minha infância era uma caneta Bic azul, que sempre estava à mão. Adorava desenhar, e desenhava muito. O que mais aparecia nos meus desenhos eram animais, principalmente os pré-históricos (era tão fascinadao por eles que achava que seria um palentólogo ou zoólogo quando crescesse). Gostava muito também de fazer charges, brincadeiras com letras e palavras e também alguns mapas.

Não desenho mais tanto quanto naquela época, e também nem uso tanto assim a caneta e o papel, uma vez que o teclado, o mouse e a tela do meu computador fazem a maioria das funções da velha dupla querida. Mas de vez em quando, por circunstâncias adversas (como anotar o texto que acabou de ser escrito numa janela de comments, e que não pôde ser editado ou postado devido a um pau do browser) ou por simples saudade ou ainda necessidade de transmitir idéias e sentimentos de uma maneira mais orgânica, simples e direta, eu volto à caneta e o papel.

O post que você está lendo agora foi escrito desta maneira.

14 de julho de 2002

Aê, Harry…
Programa diferente neste domingo: minha tia e dois primos paternos meus que eu não via há muitos anos apareceram aqui em casa para ver minha família… a gente conversou bastante, botamos os assuntos em dia e depois fomos até a casa de um velho amigo da família do meu pai lá na City Lapa, onde a gente ficou até o início desta noite…
Eu preciso mudar a descrição do blog aí do lado. Eu escrevi isso no momento em que escrevi também meu primeiro post, no dia 24 de janeiro de 2001, e de lá pra cá muita coisa mudou…
Assisti neste sábado à noite lá no Shopping Jardim Sul o “Star Wars Episódio II”. Filmão, beeem melhor que o Episódio I. Para quem assistiu os filmes da 1a. trilogia, é possível ver ao longo de “Episódio II” vários links sutis e outros mais óbvios para esses filmes.

E o fato curioso é que dada a não-lineariade temporal e a evolução imensa da tecnologia nesses anos, o “passado” representado nos filmes da série Star Wars agora é muito mais avançado do que o “futuro” mostrado na série feita originalmente nos anos 70/80, tanto é que esta foi “remixada” com novas cenas e incrementos nos efeitos especiais nos anos 90.
And when the night is cloudy,
There is still a light that shines on me,
Shine on until tomorrow, let it be.
Olha só o anúncio que eu bolei baseado nesta foto do Stripped:

12 de julho de 2002

11 de julho de 2002

Gravadoras fazem pressão para que o governo de Taiwan “dê um jeito” na produção de mídias CD-R. Faça-me rir!

Um trecho da matéria:

“‘Nós precisamos da cooperação do governo e dos fabricantes e francamente nós não conseguimos’, disse Jay Berman, chefe do órgão de comércio do setor, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica.”

Pois acho que francamente não conseguirão…
Nando, sacanagem… você nem avisou ao povo que voltou?
:-)


Cris Dias falou sobre uma das guloseimas canadenses: o “poutine”, que se trata de batatas fritas imersas num tal molho “gravy”, que segundo o Cris é parecido com o molho madeira.

Nossa, nesse inverno que está fazendo por aqui me deu uma vontade de provar isso…:-)
Hoje eu vi uma parte da entrevista do José Serra no Jornal Nacional. O que me chamou atenção foi o fato do William Bonner não ter se avexado em questionar as respostas do candidato, coisa que me surpreendeu um pouco visto que a Globo sempre foi conhecida como adesista ao governo.

Agora eu me pergunto: será que não seria bem mais saudável a exibição livre de entrevistas com candidatos, debates e opiniões (sim, porque não sei se você sabe, mas a legislação eleitoral mais uma vez tratou de amordaçar os meios de comunicação eletrônicos — mais detalhes aqui) do que a enfadonha e obrigatória propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV?

Mas parece que essa minha opinião é voto vencido. O tempo passa, os governos mudam, mas tem certas coisas que não se alteram, e uma delas é essa.

10 de julho de 2002

Sabe o que significa esse post abaixo? Entrei para o blogChalking, serviço criado pelo Daniel Pádua para auxiliar a identificar e achar blogueiros por país, cidade e região.
Google! DayPop! This is my blogchalk: Portuguese, Brazil, São Paulo, Butantã, Marcelus, Male, 26-30!
Enquanto a WorldCom “dança miudinho” lá fora com as denúncias sobre faturamentos fraudados, fico sabendo que aqui pelo JT que no Brasil sua filial Embratel bloqueia a competição de outrtas operadoras de telecomunicações através de decisões judiciais.
A primeira vez que eu vi esse GIF foi por num e-mail que a Larissa do Garagem me enviou. Mas como tem um monte de gente (do Mauro Tojo até o Dudi Maia Rosa) postando, eu não vou ficar de fora…:-)
Com vocês, a dança do Homem-Aranha:

Descobri recentemente que duas das três jaquetas que eu tenho também foram feitas na China.
A Apple cresce no mercado norte-americano, atingindo o market share de 3,48% e chegando à sexta colocação no ranking de empresas que mais vendem computadores pessoais nos EUA. A Dell, primeira colocada, tem um market share de 26%.

O que me faz concluir que tanto nos EUA como no resto do mundo os computadores mais vendidos devem ser os montados sem marca, que constituem o chamado “mercado cinza“; geralmente eles são vindos da China e/ou são montados com peças chinesas.
Procurando por aqueles pôsteres de propaganda de cerveja com belas garotas? Dê uma olhada aqui.
Olha a página do Projeto SOUND aí…
Fui procurar no Google Image Search fotos da Marilyn Monroe quando me deparei com uma que eu não gostaria de ter visto: a dela morta no Celebrity Morgue.

A impressão que tive ao olhar a foto é que Marilyn estava parecendo muito mais velha do que seus trinta e seis anos na época. Que horror…
“In America, sex is an obsession, in other parts of the world it’s a fact.”

Marlene Dietrich

(Pescado do blog da Ana Rezende)
Essa questão dos músicos do Brasil estarem rachados no apoio ao projeto que numera os CDs por exemplar está um galinheiro só. Uns deles dizem que apóiam a iniciativa, outros reprovam, outros dizem que são a favor mas assinaram um documento contra porque não sabiam direito o que estavam assinando, enfim…

Mais detalhes aqui.
E em por falar em imagens, há também as fotos de shows de rock que aconteceram aqui em São Paulo no site do Furnari (ah, e aproveite para ler o post que fala sobre a transformação do DOPS em “Museu do Imaginário Brasileiro”).
Imagens para encher os olhos:
Todas as fotos já postadas no Stripped e a volta do Nada de Tony de Marco.

8 de julho de 2002

T-Shirt Hell. O lugar das camisetas más.


Tenho a impressão que sou um dos poucos que acham a Chloë Sevigny bonita. Por que será?
Preparem-se: hoje deve acontecer a madrugada mais fria do ano na cidade de São Paulo, com temperaturas de até 8°C…
O texto abaixo foi pescado deste blog:

“(…)Se me pedissem para identificar a primeira atitude a ser modificada na nossa cultura, diria que é o ‘eu versus os outros’. Esse é nosso maior obstáculo. Não há doutrina de compaixão ou campanha educativa que desentorte uma atitude que monopoliza toda a vida social da pessoa desde o berço: o senso de antagonismo fundamental, subproduto extremista do senso de separação individual. Existe você e existe o seu inimigo. A definição daquilo que você é, em todo e qualquer campo - social, cultural, político, até linguístico - depende da definição daquilo que você é contra. Tudo é uma guerra, tudo é uma competição, cujo resultado natural e desejável é a obliteração de uma das partes. Não há meio-termo: você deve ser um winner, porque senão será um loser. Se ousar ser diferente do padrão ou apenas parar para denunciar o ‘homem atrás da cortina’, suas chances de sucesso diminuem, num mecanismo social/intelectual para manter todo mundo no ‘caminho’.”
Apesar de não possuir censura na Internet, o Irã ainda é o Irã: um sujeito foi condenado em primeira instância a 10 anos de cadeia. O crime dele? Dar aulas de dança.
Tudo sobre groupies.
Cinema Cuspido e Escarrado, bom blog com comentários sobre filmes e mais algumas coisas do jornalista Marcelo V., que também tem o blog pessoal Nada Não
Neste dia 28 de junho, no meio das atenções brasileiras voltadas para a Copa do Mundo, um projeto de lei com consequências muito sérias foi aprovado na surdina pela Comissão de Justiça da Câmara Federal: a instituição de foro especial para o julgamento tanto de ocupantes quanto ex-ocupantes de caragos públicos.

O que isso significa? Basicamente, que qualquer um que cometeu crimes de desvio de dinheiro e corrupção de uma forma geral durante o exercício de sua função pública só poderá ser julgado por tribunais de níveis superiores, onde o acúmulo de processos e a lerdeza nos procedimentos tornam a punição justa muito mais difícil, além de demorada.

Os trechos da reportagem da Agência Estado revelam quem são os “ilustres” que serão beneficiados pelo projeto e também as manobras dos deputados que o fizeram:

“‘A votação ocorreu no apagar das luzes da sessão legislativa, quando todas as atenções da população estavam voltadas para a decisão da Copa do Mundo’, alertou o procurador de Justiça Marfan Martins Vieira, presidente da Conamp, a Confederação dos Ministérios Públicos Estaduais.

Nomes que compõem a lista de investigados pela Procuradoria da República e pelo Ministério Público nos Estados serão contemplados imediatamente - casos do ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Nicolau dos Santos Neto, do ex-senador Luiz Estevão, da ex-governadora Roseana Sarney (PFL-MA) e do ex-presidente do Senado Jader Barbalho (PMDB-PA).”

“O autor do projeto 6.295 é o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG ). O autor do substitutivo é o deputado André Benassi (PSDB-SP). Ambos foram buscar na redação do Decreto-Lei 3.689 (Código de Processo Penal), que data de outubro de 1941, uma brecha para restabelecer o foro privilegiado no caso de ação penal e criar o benefício no caso de improbidade.”
O frio é cool.
Lendo o blog do Bernardo fico sabendo que o Starmedia foi vendido por um preço irrisório comparado ao que tinha na época do auge da “bolha” dos negócios “.com”.

Logo me veio à cabeça as imagens da Fenasoft de 1998, quando as empresas de Internet montaram stands gigantescos para anunciar seus “portais”. E o Starmedia possuía provavelmente o maior e mais chamativo deles, todo amarelo, com som em alto volume, iMacs, câmeras de TV, estúdio, e um monte de promotoras de peruca colorida.

Imagine a quantidade de dinheiro que foi desperdiçado nessa e em outras extravagâncias…
Neste sábado eu fui na festa Trash 80’s no Hotel Cambridge, depois de mais ou menos 1 mês sem ir. O que dizer? Foi simplesmente ótima!

Estavam lá na festa, entre outros, Anny, Danilo, Adriana, e também a Patrícia, que trabalha na Young & Rubicam e que eu não via uns há uns 6 anos, desde a época da faculdade.

6 de julho de 2002

Whooohoo! Até que enfim, posts alinhados!

Bom, deixa eu explicar o motivo da minha alegria: para o pessoal que visita meu blog usando o Internet Explorer 5 para Macintosh (incluindo eu mesmo), desde o ano passado os posts apareciam desalinhados, numa diagonal que ficava mais acentuada a cada que vez que um novo post era escrito num mesmo dia.

Só que daí, uma pessoa bacana resolveu me ajudar, dando uma mexida no código do template e… deu certo!
Olha só o que eu achei no blog do Marcio:



Onde está Wally?
:-)
Eu não ouvi o novo disco do Paul Oakenfold, mas a capa é muito boa.
(dica do Spavieri)
Folheando a revista Caras, percebo que a Kiss FM é um dos anunciantes mais constantes nas páginas da revista. O mais recente anúncio é algo assim: um cara grisalho estilo Richard Gere tendo um charutão sendo aceso e logo abaixo os dizeres: “Antes Rock era coisa de maconheiro. Agora é coisa de CEO.”

Sinal dos tempos.
Não sabia que Laetitia Casta já tinha feito isso em filmes…:-)
Você sabe porque nenhum espaço público (rua, avenida, praça, etc.) da cidade de São Paulo tem o nome de Getúlio Vargas?

É porque o estado entrou em guerra contra o governo ditatorial de Getúlio em 1932, reivindicando que o Brasil tivesse uma constituição (na época, o Brasil estava sendo governado da seguinte maneira: o que o presidente falava era lei, simples assim). O estado perdeu, mas apesar disso Getúlio Vargas acabou promulgando uma constituição em 1937.

E é justamente essa insurreição paulista a favor do regime constitucional que é comemorada todo dia 9 de julho. Mas é claro que a grande maioria dos “bróders” que estão descendo ao litoral neste exato momento não têm a mínima idéia a respeito destes assuntos…
Trecho de um texto:

“Para convencer o internauta a não baixar arquivos musicais desprotegidos de copy wrights pela web (…)”

4 de julho de 2002

Quando sua vontade for maior do que o seu medo, você irá fazer.
A música nas páginas da web equivalem às músicas ao vivo tocadas em bares, praças de alimentação e restaurantes: em 90% dos casos são desnecessárias e/ou possuem uma qualidade sofrível.
Ele fica mais bonito com maquiagem.
Mario Sergio Conti mais uma vez usa o discurso “anti-indústria cultural” para criticar o filme “Star Wars Episódio II” (e de quebra toda a série também).

Não posso falar se “Episódio II” é bom ou é ruim, afinal de contas nem o assisti ainda. O que falo é que o enfoque de que “todo o material cultural produzido dentro da sociedade de consumo capitalista é ruim em essência, por não ser ‘legítimo’” que tanto já ouvi na faculdade e nos suplementos culturais da vida me soa absolutamente socialistóide, preconceituoso e ultrapassado.
Lembra da lenda urbana do borracheiro que solta pregos na estrada próxima à oficina dele para que os carros furem os pneus e seus donos recorram aos serviços dele? Em certas indústrias de software hoje em dia acontece algo parecido.

Boa parte de updates de sistemas operacionais e programas são para consertar buracos de segurança (e diversos outros tipos de bug) que as próprias empresas produzem no código dos seus produtos.
Aliás, você já notou que é característica comum em praticamente todas as grandes religiões a condenação ao sexo livre, principalmente no que se refere às mulheres?

3 de julho de 2002

Notícia boa: no Irã, as mulheres estão usando os blogs para expressarem suas opiniões, experiências e anseios, coisa que não podem fazer em público. Curioso é saber que não há censura on-line na terra dos aiatolás.
E pensar que em certos lugares do mundo, ainda acontecem coisas horríveis, como a condenação por um júri tribal no Paquistão de uma garota de 18 anos a ser estuprada coletivamente, devido ao fato de seu irmão de 11 anos ter andado ao lado de uma garota de casta superior à dele. Mais detalhes aqui.
Enéas Neto, que há uns 10 anos atrás tinha um programa de rádio sobre música eletrônica e industrial na 97 FM de São Paulo e que escrevia uma coluna sobre o mesmo tema chamada “Eletro” na revista Bizz, hoje em dia é manager do Fiberonline, DJ do Trash 80’s, e também tem um blog: Cybervaca.

Destaque para o post recente sobre a revista Play e o excesso de informação ao nosso redor.
E a balbúrdia impera na excursão da seleção brasileira.
Oliver Kahn é eleito o melhor da Copa??? Fala sério…

2 de julho de 2002

Se você sabe ler inglês, vale a pena conferir o cartum do Matt Groening (criador dos Simpsons) sobre como enrolar no trabalho com classe.
(pescado do Telescópica).
Ruy Goiaba escreveu um texto bem engraçado sobre como detectar quando o filme brasileiro é uma pornochanchada. Eis um trecho:

“(…)Anãozinho falando palavrão. Em ‘Histórias que Nossas Babás Não Contavam’, Adele Fátima, que fazia a Branca das Neves, tinha como companhia alguns anõezinhos de boca suja; só uma pornochanchada mostraria uma coisa dessas. Se não for anãozinho, mas sim o Paulo Cesar Peréio dizendo ‘porra’, muda tudo: você está diante de um filme de arte. Fuja correndo. ”


A incrível história de Alex Maron, que comprou ingresso antecipado via Internet para ver Star Wars Episódio II no cinema do Shopping Jardim Sul, mas tinha que pegar a fila de compra de ingressos comuns porque Rubens, o Gerente Incompetente, queria que assim fosse.
Mandaram bem:

“Foi uma vitória do talento brasileiro. De um talento individual que se soma quando necessário. Não foi uma vitória do futebol brasileiro, no sentido de que não foi uma vitória das falcatruas, das palhaçadas e da falta de respeito com os torcedores. Temos que lembrar sempre da existência de figuras nefastas como Ricardo Teixeira, Eurico Miranda, Caixa D'Água, Eduardo José Farah, Edmundo Santos Silva e tantos outros pilantras que mandam e desmandam ditatorialmente no futebol nacional. Não sei se isso vai mudar um dia, mas eu ainda torço. Como torci em cada jogo, cada minuto.”

Jean Boëchat, 30/06/2002.

“(…)Agora a tendência vai ser esquecer como é podre a política do futebol brasileiro. Tem um motivo o fato de o futebol bonito desta seleção do penta não ter reflexo em nossos campeonatos regionais e nacionais. O Brasil ainda produz jogadores brilhantes, mas os dirigentes pioram cada vez mais. Querer aquele futebol todo domingo devia ser exigência do público pagante. Aquele sorriso absolutamente sincero do Cafu bem podia ser um símbolo a se cultivar.”

Pedro Doria, 02/07/2002.

1 de julho de 2002

Conclusão: todo o mundo tenta, mas só o Brasil é que é PENTA!
Aliás, Kahn está sendo injustamente crucificado por jornais e revistas da mídia esportiva alemã, que parecem não querer enxergar que mesmo se ele não tivesse levado o frango do 1º gol, o Brasil teria vencido, uma vez que nossa seleção foi bem superior à deles.
Abobrinha que acabou de aparecer na minha cabeça: se o Miguel Falabella fosse macho, ele seria a cara do goleiro Kahn…hehehe
Cara, e ontem eu vi pela primeira vez na TV um alemão negro!
:-D
Ihhhh, Corinthians…hehehe
Dunga gritando “blá, blá, blá, blá, porra!” em 1994 foi um negócio meio tosco.

Agora, Cafu em 2002 fazendo uma declaração de amor e erguendo a taça numa chuva mágica de confetes prateados foi algo de pura poesia.
Mas pensando bem, além do Felipão e do Ronaldo, teve o Ronaldinho Gaúcho, o Rivaldo, o Cafu, o Roberto Carlos, o Lúcio… todos eles foram incríveis! :-)
Ninguém me chamou para uma mesa redonda, mas em todo caso quero falar aqui sobre os dois maiores destaques do time pentacmpeão brasileiro:

1. Felipão: sujeito polêmico, gaúcho de princípios rígidos e palavras fortes, Luiz Felipe Scolari foi duramente criticado até o embarque ao Japão, quando numa atitude de teimosia e coragem, não convocou quem era considerado um dos melhores jogadores do Brasil até então, Romário.

Mas talvez tenha sido justamente isso que facilitou a união da seleção como um time. Romário pode jogar bem, mas sua egolatria e indisciplina é sabida por muitos. Seria muito difícil criar um verdadeiro clima de cooperação se ele estivesse lá. Um exemplo típico do caso em que a não-união pode colocar seleções boas a perder foi o caso do Brasil na final de 1998.

A “Família Scolari” foi uma das chaves para a força da seleção que conseguiu pela primeira vez um campeonato mundial vencendo todas as partidas que disputou.

2. Ronaldo, ou Ronaldinho, se preferir: nosso herói careca (quer dizer, hoje em dia com aquela estranha franja…:-)) antes parecia para nós nós um perna-de-pau: muita publicidade, muitas promessas em torno dele e muitos poucos gols feitos. Tudo parecia cheirar a uma armação patrocinada pela Nike de um lado e pelo Galvão Bueno de outro.

Mas como Fênix, Ronaldo decidiu renascer. Se calou diante das críticas e foi silenciosamente em busca da redenção como jogador, se submetendo a uma séria fisioterapia para curar o joelho dilarecado e também agindo mais seriamente como jogador no quesito “mídia”.

E deu no que deu: ele fez todos os que não tinham fé nele (incluindo eu) engolirem a língua para depois só a soltarem para gritar “RONALDO! RONALDO!”, nos dois gols que ele fez ontem e que garantiram o título ao Brasil…:-)
Ontem logo após o jogo fui dar uma passada lá na Av. Paulista para ver a maré verde-e-amarela. Tinha de tudo lá, desde modelo com book debaixo do braço até punk de saia preta. Tirei umas fotos, talvez eu coloque algumas delas aqui dentro de alguns dias…

Eu já estive na Av. paulista numa final de Copa do Mundo em 1994, quando assisti de um telão no MASP a sufocante vitória (VAI QUE É TUUUUUA, TAFFAREL!!!…:-)) do Brasil sobre a Itália. Quandso o jogo acabou, fiquei andando pela avenida tomada pelo povo e pensei comigo: “Nossa, talvez se passem muitos anos para que uma cena dessas se repita…”

Bom, não foram tantos anos assim, né?....:-)
Feliz Penta Novo, Brasil!