31 de outubro de 2002

JOSÉ
(Carlos Drummond de Andrade, 100 anos de nascimento hoje)

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?
Título bizarro de SPAM do dia:

GUGU quer abandonar SBT !

Detalhe: o SPAM é um chamariz para o site de uma entregadora de cargas expressas de Sorocaba - SP.
O tempo fechando, a tarde passando e eu aqui pensando em… Fernanda Paes Leme.
O Dia das Bruxas era uma data totalmente ignorada aqui no Brasil até os anos 90. Só “existia” nos desenhos animados e séries norte-americanas que passavam na TV.

Só que a partir daí começaram a pipocar festas aqui e ali, e hoje em dia pelo menos em São Paulo (e suponho que em outras grandes capitais também) já acontecem várias delas, em versões para crianças e adultos. Tanto é que as lojas C&A coloca neste mês em seus cabides várias fantasias infantis de vampiros e bruxinhas…
Rapper do grupo Run DMC é assassinado em Nova York.

É tristemente curioso ver como a morte por assassinato ronda os músicos e grupos de Rap nos EUA. E olha que o Run DMC era de uma época e de um estilo relativamente distantes do “Gangsta Rap”.
Tem gente chegando no meu blog procurando por:

macacos horrorosos fotos

Restaurante Japonês Giovanni

grafico 2002 São Paulo indice de Gini

mulheres poderosas de botas

escravo na lavoura de cafe

algum site com as letras das músicas dos detentos do rap

30 de outubro de 2002

Música do dia: Infidelity, do Simply Red (aquela que tinha um clip onde havia um monte de garotas balançando dentro de um vagão de metrô, lembra?)
Dica do Rafa: Post FUTILizator: Deixe seu blog com carinha de 15 anos!
Você precisa de psicoterapia?
Edit -> Copy

Edit -> Paste
Hall of the Dead Wanted People.
hehehehe…
Essa matéria do Folha Online Informática tem como título “Estudo diz que internet rápida pode viciar e isolar jovem”. Só que lendo mais adiante, acaba-se descobrindo que o que o verdadeiro tema da matéria é o vício de jovens sul-coreanos em jogos on-line.

Vai entender…

Mais um sonho praticamente impossível de consumo. (a câmerazinha aí acima custa módicos 4000 reais por aqui)
As causas da Grande Depressão de 1929. Interessante notar como alguns fatores, principalmente os dois primeiros (concentração de renda e poder econômico concentrado em poucas empresas) fazem lembrar a situação econômica do Brasil atual.
Dica do Nemo Nox: Trilogia do Desempregado.
Eu nunca vi nesses anos todos uma reação tão entusiasmada das pessoas em relação ao novo presidente eleito. Por onde ele vai, um monte de fãs se aglomeram, gritam seu nome, acenam, fazem a festa.

Não é coisa de eleitor que votou no candidato vencedor, não é coisa de cabo eleitoral bem-sucedido. É coisa de fã, mesmo.
Blogs: Petalino, Polzonoff, Paiva.

29 de outubro de 2002

Ah, em por falar em fim da picada, você sabia que a conivência de grandes provedores de acesso brasileiros ao SPAM está sujando a imagem do nosso país de tal forma que ele simplesmente pode ser bloqueado pelos provedores estrangeiros?
SPAM via mensagem de alerta do Windows. É o fim da picada.
Cris Dias comenta o caso dos reféns russos mortos, notando que na imprensa americana foi dado muito mais destaque à perseguição ao atirador misterioso do que ao sequestro de 700 pessoas por chechenos num teatro.

Eu notei ontem claramente esse “umbiguismo” de boa parte da mídia americana quando vi que tanto nos sites da CNN como no da revista TIME não havia na primeira página nenhuma menção sequer à vitória de Lula nas eleições brasileiras.

28 de outubro de 2002

27 de outubro de 2002

Segundo o que eu acabei de ver na TV, é praticamente certo que Lula se torne o chefe de Estado eleito com o maior número de votos de todos os tempos. Até então, esta marca pertencia a Ronald Reagan, que se reelegeu em 1984 nos EUA com 54455075 votos.
E o que é melhor, hoje o clima colaborou também. Até o calor estava tranquilo…:-)
Acabei de votar. Foi de uma tranquilidade surpreendente, comprando-se ao Inferno na Terra que foi a votação no primeiro turno: sem filas, sem confusão. E o que realmente mais me deixou supreso foi praticamente a inexistência de boca de urna. Menos de des pessoas empunhando bandeiras do PT, umas duas outras distribuindo santinhos do Geraldo Alckmin. Deve ser porque as posições na corrida eleitoral já estavam definidas há uns bons dias antes de hoje, principalmente aqui no estado de São Paulo.
Duas vitórias da liberdade de imprensa.
Desde 1964, quando o presidente eleito pelas urnas João Goulart foi deposto pelo general Castello Branco para a implantação de uma ditadura que durou mais de duas décadas, até hoje (o período de Itamar Franco pode ser considerado de uma erta forma um pequeno hiato), é a centro-direita que tem dado as cartas no jogo político brasileiro.

Está na hora da esquerda assumir o poder.
Em suma, agora é Lula.
Eu sou contra a privatização de universidades públicas. Eu sou contra a redução de direitos trabalhistas. Eu sou a favor da redução da jornada semanal de horas de trabalho. Eu sou a favor de uma política efetiva de reforma agrágria. Eu sou a favor de uma política efeitiva de proteção ao meio ambiente. Eu sou a favor da redução dos juros ao consumidor. Eu sou a favor de políticas voltadas à proteção do cidadão brasileiro, e não dos investidores internacionais estrangeiros ou banqueiros.

26 de outubro de 2002

No ICQ, hoje:

M: Olhando os álbuns de fotos digitais chego à conclusão de que as câmeras digitais tornaram a queimação de filme algo muito mais acessível...:-D

P: O que é espantoso, porque elas não usam filme.

M: Pois é…:-)
Tiago, o irmão político de Jesus.
(não, não é um texto evangélico…;-))
O Blogger brasileiro pode ter vários “pluses” em relação à seu pai americano. Mas ele apresenta um defeito grave: é impossível usá-lo em computadores Apple Macintosh.

Explico: há um tempo atrás, abri a título de teste uma conta no Blogger brasileiro para ver como ele funcionava. Depois de algumas tentaivas, consegui me inscrever, escolhi o template, fiz os ajustes e fui escrever um post. Só que a janela de edição simplesmente não funciona. Eu escrevia o texto, clicava em “postar” ou “postar e publicar” e acontecia duas coisas: ou aparecia uma mensagem de erro do servidor ou o post aparecia na parte de baixo… com nada escrito. Ia ver como havia ficado o blog, e assim ele estava: cheio de espaços vazios postados, como se alguém tivesse feito uma brincadeira de mau gosto comigo.
Acho que o medo de que o PT adote software livre (principalmente aquele) fez com que Bill Gates já convidasse Lula para um conversa lá nos EUA…

25 de outubro de 2002


Ficou bacana este flyer do Trash 80’s…:-)
Lamentável o não-questionamento internacional dos países mais influentes a respeito da guerra russa na Chechênia, principalmente depois de 11 de setembro.

Lamentável haver chechenos que acham que isso serve de justificativa para sequestrar 600 pessoas inocentes dentro de um teatro na Rússia.
Recebi três vezes hoje um e-mail cujo o remetente se diz “suporte@bb.com.br”, mas que na verdade usa o endereço de e-mail “officeib@bb.com.br”, dizendo para eu baixar um “patch de segurança Internet banking” so Banco do Brasil. Só que eu nunca fui cliente deste banco.

Estranho, muito estranho.
Leia.

24 de outubro de 2002


Com vocês, revista Exame - edição Regina Duarte.
Andadas na Av. Paulista, fotos, conversas, etc…
E olha só o texto de mais um SPAM que eu vi hoje na minha conta de Hotmail:

Caro(a) Senhor(a)

Se você é apaixonado por um bom molho de tomates ou adora ter tomate seco de qualidade a mesa e sempre se perguntou onde os maiores restaurantes conseguiam. Apresentamos o segredo dos maiores restaurantes de SP. Entre no site abaixo, compre e receba em casa produtos de alta qualidade, 100% natural e sem conservantes.


Ninguém merece…

Update (25/10/2002): E mais uma vez, adivinha que provedor o spammer usou? Claro, o Speedy da Telefonica.
Recebi hoje um SPAM de uma tal de Morales Tapetes Orientais. Como é de costume, fui abrir o código-fonte do e-mail para achar o número de IP e denunciar o spammer ao provedor. Bom, vejo que o IP é o da Telefonica, e portanto o cara usou o Speedy paar fazer seu serviço sujo. Só que ele deve estar tranquilo, visto que pelo jeito a empresa espanhola que comprou a Telesp parece não se preocupar em fechar o cerco aos spammers mesmo quando recebe denúncias, pois praticamente todo o dia me chegam SPAMs que usaram o Speedy para se propagar.

Pensando nisso, entrei no site da empresa que se anuncia no SPAM e lá havia um link de e-mail “fale conosco”. E já que tenho quase certeza que minha denúncia à Telefonica não vai dar em nada, decidi enviar uma cândida mensagem de “MORRA, SPAMMER” umas 10 vezes para aquele endereço de e-mail. Pensei em fazer um mandar um anexo de 3 MB para cada uma das 10 cópias que enviei, mas aí eu acho que seria crueldade demais, e também uma certa perda de tempo para meu lado. Mas pensando bem…
Aê, troquei umas idéia com a Patricia pelo ICQ…

23 de outubro de 2002

A cada dia que passa vou me tornando mais e mais adepto da filosofia do “não adianta”: há certas coisas na vida que apesar de não me agradarem, nada posso fazer para mudá-las, porque todas as vezes em que eu tentei fazer isso dei com os burros n’água.

Então paro, suspiro e concluo: não adianta. O jeito é ser tolerante e tocar o barco em frente. E achar alternativas que se não resolvem uma situação, podem pelo menos contorná-la com um certo êxito.

É claro, não estou falando o que se costuma ouvir por aí, aquele negócio de que “sempre vale a apena tentar”, “sempre deve se insistir”, mas olha, a teoria na prática é outra, e chega uma hora em que você se enche de dar socos em ponta de faca.
Quatro músicas legais dos Rolling Stones:

• Ruby Tuesday

• Let’s Spend The Night Together

• Angie

• As Tears Goes By

• Paint it Black
E evolução da Dra. Havanir.

22 de outubro de 2002

Jovem morre após passar 32 horas em frente ao PC. Caramba.
George Soros é o grande cabo eleitoral do Serra. Dá uma olhanda neste trecho da matéria do Folha Online:

Soros deixa claro que considera que, se o Brasil tomar esse caminho, poderá marcar o início da desintegração do sistema de globalização como o conhecemos.

Ohhhhh, que medo…
Nesta sexta eu irei:
E aí, fumou ou não fumou?…:-)
Mondo Bizarro: Palhaços são presos traficando maconha no Piauí.
Kelly Key na Playboy.

21 de outubro de 2002


Let’s get physical…:-)
Cantemos o amor e o vinho,
As mulheres, o prazer;
A vida é sonho ligeiro,
Gozemos até morrer.
Tim, tim, tim,
Gozemos até morrer.


Trecho inicial do poema Amor e vinho, que eu achei no blog do Rafa.
Acredite se quiser.
A marcha da imbecilidade pelo mundo: Partidos islâmicos querem abolir escolas mistas no Paquistão.
Pense numa coisa: muito mais pessoas morrem no mundo por conta de projéteis de armas do que de overdose de drogas. Em termos concretos, uma AK-47 tem um poder de letalidade muito maior do que um saco de 1 kg de cocaína ou 100 comprimidos de ecstasy. Então por que será que enfatiza-se tanto o combate ao tráfico de drogas e tão pouco o tráfico de armas de fogo?
“A audácia, no fundo, é nada mais que a manifestação metafísica, ruidosa e absolutamente lúdica da liberdade”

Bernard Tapie
(pescado daqui)
Eleição do Brasil reflete o poder de São Paulo, artigo do New York Times traduzido pelo Estado de S. Paulo que mostra o poder de influência deste estado no Brasil desde o século XIX… e as manobras feitas pelas forças políticas de outros estados para diminui-lo.
Na Folha de hoje:

FOLHATEEN EXPLICA
Era FHC não reduziu o problema social mais grave do Brasil

Diminuição da pobreza não disfarça má distribuição da renda


MARCELO BILLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com Fernando Henrique Cardoso na Presidência (1995-2002), o Brasil conseguiu reduzir a pobreza. Mas a concentração de renda, problema mais grave do país, não mudou.
A estabilização da moeda não foi suficiente para que o país deixasse de gerar injustiça social, e a economia brasileira concentra nas mãos de 10% da população metade de toda a riqueza produzida no país.

O índice Gini mostra pouca mudança nos últimos dez anos. O indicador -uma das principais ferramentas para medir a desigualdade- vai de 0 (igualdade perfeita) a 1 (maior desigualdade possível).

Em 1990, o índice brasileiro era de 0,62. Em 1993, havia caído para 0,60, permanecendo o mesmo até o ano passado. Apenas três países africanos muito pobres (Serra Leoa, República Centro-Africana e Suazilândia) são mais desiguais que o Brasil.
Para ter idéia do que isso representa, um brasileiro do grupo dos 10% mais ricos ganha, em média, mais de 30 vezes o que recebe outro brasileiro que esteja entre os 10% mais pobres. Essa relação, segundo o Ipea, não tem precedentes no mundo. Em apenas quatro países, incluindo o Brasil, ela é maior do que 20 vezes, e só no nosso país ela ultrapassa as 30 vezes.

Ainda segundo o Ipea, apenas um terço da população mundial vive em países com renda per capita maior do que a do Brasil. Mais: 64% dos países para os quais há estatísticas têm renda per capita menor do que a brasileira. E, em praticamente todos, a concentração de renda é menor do que a do Brasil.

Se, por um lado, o problema da má distribuição de renda persiste, por outro, os níveis de pobreza diminuíram nas duas gestões de FHC. A economia estabilizada tirou da miséria cerca de 10 milhões de brasileiros que, em 1994, não ganhavam nem o suficiente para comprar itens mais básicos de sobrevivência.

Mas a redução da pobreza foi quase um efeito colateral do Plano Real, cujo objetivo era controlar a escalada da inflação.

O primeiro efeito positivo da estabilização ocorreu entre 1993 e 1995, de acordo com o Ipea. Os brasileiros que estavam entre os 10% mais pobres da população viram a sua renda dobrar, pois os salários deixaram de ser corroídos pela alta frequente de preços.
Depois, em 1995, o aumento do salário mínimo para R$ 100 ajudou ainda mais no resgate de miseráveis. Na época, essa alta foi de cerca de 40%, generalizada para todos os pensionistas da Previdência, o que fez aumentar também os salários da economia informal.
O resultado foi que a proporção de pobres caiu de 41,7% da população em 1993 para 33,5% em 1999, último ano para o qual o IBGE tem dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
Para ler e pensar sobre o assunto: Freddy Bilyk escreveu um post relembrando a polêmica matéria que foi publicada no Economist em 1999 a respeito da relação que haveria entre a legalização do aborto em estados dos EUA e a redução da criminalidade que ocorreu neles 25 anos depois.

Update (29/10/2002): Para quem quiser ler, coloquei uma cópia da matéria original citada acima em meu espaço no servidor do ABAV.
Os incautos que leram as notícias recentes a respeito da derrota do DinoQuérica nas urnas pode estar achando que o sujeito está em maus lençóis. Pode ter certeza que não. Digamos que os anos de carreira política proporcionaram, digamos assim, uma sorte danada a ele…
Eu não imaginava que depois de todos esses anos houvesse ainda tanta celeuma e tanto medo (mal disfarçado nos olhares aflitos e análises ultra-pessimistas de “formadores de opinião” por aí) de uma vitoria do PT nas eleições presidenciais. Ainda hoje boa parte da “inteligentsia” e da elite econômica brasileira ainda hoje quer convencer as pessoas de que com a chegada de Lula ao Planalto a hecatombe virá.
Filme B: A Invasão das Formigas Voadoras. Em cartaz aqui em casa.
Eu estava pensando em escrever umas coisas neste blog aqui mas… deixa quieto.

20 de outubro de 2002

40 anos da crise dos mísseis.
(e a coisa não desandou para uma guerra sem precedentes por pouco, muito pouco).

19 de outubro de 2002

Com a iminetente vitória de Lula, a VEJA está começando a apelar.
Fui ontem à noite com a Lenore e mais uns amigos dela lá no Salamandra. Foi bacana…:-)

18 de outubro de 2002

It’s Friday, Mr. Sulu… activate all embromation devices!
Estou ligeiramente gripado, e já vai anoitecendo.
Eu queria estar neste exato momento no Fran’s Café da Av. Paulista, tomando um cafezinho quente e lendo umas revistas.
Papos intrigantes no ICQ hoje à tarde. Me faz pensar coisas…
Há dez anos atrás, eu ficava desenhando nas folhas de trás do meu caderno durante aulas que eu considerava chatas.
Há dez anos atrás, eu costumava ir na livraria Siciliano aos sábados e ler um monte de revistas durante um longo tempo, sem comprar nenhuma.
Há dez anos atrás, ficava assistindo Soundgarden no “Gas Total” na MTV à tarde.
Há dez anos atrás, eu não estava fazendo cursinho para o vestibular.
Há dez anos atrás, eu era um adolescente que lamentava não ter alguma peça de roupa preta para ir nas passeatas pró-impeachment. Hoje em dia eu tenho várias.
Há dez anos atrás…

17 de outubro de 2002

Gilberto Dimenstein, em uma declaração na Rádio CBN hoje pela manhã, falou a respeito do episódio Regina Duarte com uma candura incrível. Disse ele que “ela é uma artista consciente, que tem o direito de externar sua opinião e seus medos, que são legítimos.”

Será que se aparecesse no programa do PT um artista metendo o sarrafo no governo FHC ele teria sido tão bonzinho em suas considerações?
about: blank

16 de outubro de 2002


Peguei daqui.
Mario AV fez uma análise muito boa sobre as posições da mídia brasileira neste conturbado 2º turno.
Do DBTH:

CNN.com.br - O moderno CD pode estar com os dias contados

O som do DVD-Audio é comparável ao dos SACDs e o formato oferece bônus semelhantes aos dos DVDs de vídeo.

Os ouvintes poderão assistir a vídeos, por exemplo, ou cantar acompanhando as letras das canções, que aparecem na tela da tevê.

Outro bônus que interessa aos fabricantes e vendedores, empenhados no combate à pirataria, é que a relativa complexidade dos DVD-Audios e dos SACDs torna-os muito mais difíceis de serem copiados. Ao mesmo tempo, isso pode afastar alguns consumidores.

“Ambos têm marca d’água, o que significa que as gravadoras podem controlar a forma como o disco é usado”, explica Iverson.
Reparou bem? As gravadoras podem controlar a forma como o disco é usado. Sim, eles podem impedir que você faça uma cópia do disco para colocar as músicas no teu MP3 player portátil. Sim, eles podem decidir se você vai poder usar o seu computador para ouvir música. Sim, eles podem tudo isso.

Daí vem a questão: vale a pena ter uma qualidade de som maior quando você sabe que a sua liberdade está sendo subtraída?
Do NoMinimo Weblog:

O espaço soviético

15.Out.2002 |  Correm lendas a olhos vistos a respeito das missões espaciais soviéticas. Acobertada pela cortina de ferro, o disse-me-disse foi abafado e deturpado, fica difícil saber quais foram os acidentes. Mas desde a Glasnost alguns detalhes vieram à tona permitindo a recostura da história. É terror puro.

Um dos casos mais contundentes diz respeito aos cosmonautas que tentaram romper a atmosfera antes de Yuri Gagarin. Segundo o diário russo Pravda, foram três, em seqüência, nos anos 1957, 58 e 59. Morreram todos – e suas tragédias só foram confirmadas no ano passado. Nenhum foi treinado para o tipo de missão que enfrentou.

O mais trágico veio em 1960 quando um cosmonauta desconhecido virou prisioneiro de sua nave em órbita sem poder jamais voltar. Gritou por socorro pelo rádio até a morte. Em 1961, duas outras missões, a primeira com um homem, a outra com vários, também perderam-se no espaço.

Em 1967 mais uma casualidade quando morreu ao tentar reentrar na Terra um outro cosmonauta. Também na reentrada perderam suas vidas os três tripulantes da nave Soyuz 11, em 1971. Foram encontrados mortos, a falha provavelmente algum problema de pressurização da câmara onde estavam.

Os historiadores que se dedicam a compreender o programa espacial russo enfrentam profundas dificuldades para coletar informação. Um dos métodos é procurar, através das fotografias do tempo, identificar os pilotos-alunos da Academia Espacial e traçar suas histórias. Muitas fotos, no entanto, encontram-se adulteradas, os rostos apagados.

Nem todos morreram no espaço. Alguns foram eliminados ou sumidos. Um dos especialistas no assunto é o jornalista James Oberg, que deixou na web um longo artigo sobre o assunto.

> Dead cosmonauts, James Oberg
http://home.attbi.com/~rusaerog/dead_cosmonauts.html

> Gagarin was not the first cosmonaut
http://english.pravda.ru/main/2001/04/12/3502.html

> Space accidents: lesson learnt
http://www.isamindia.org/essays/cme_accident.shtml

15 de outubro de 2002

Apenas para complementar o que erscrevi no posta anterior, quero dizer que:

A volta do estado da Guanabara ao meu ver é um contrasenso, uma vez que a função de existir da cidade-estado do Rio de Janeiro era de servir como capital do Brasil. Uma vez que essa função foi transferida para Brasília, nada mais lógico do que unificar esta cidade ao estado que tem o nome dela.

E eu até acho legítimo o debate em torno da idéia do voto distrital (embora aspectos político-sociais relacionados à distribuição da população nos estados e também aspectos logístiocos relacionados à regionalização de campanhas possam tornar esse sistema algo não muito viável), mas é muito perigoso se discutir uma reforma tão séria como essa no calor das reações à eleição de deputados com quantidades ínfimas de votos.
Diante da eleição de Rosinha Garotinho para o governo do estado do Rio de Janeiro, já aparece um movimento de recriação da cidade-estado da Guanabara, que em linhas gerais parece justificar a campanha dizendo que os “cariocas” são mais intelectualizados e “in” que os reles “fluminenses”, que tiveram a “mau-gosto” de eleger uma populista.

Vale lembrar que Rosinha foi a mais votada na capital também, mas daí os defensores da recriação da Guanabara dizem que se ela concorresse na cidade-estado “haveria um acirrado segundo turno, e daí quem sabe…”

Diante da eleição do Cacareco-que-era-sem-nunca-ter-sido Enéas Carneiro, com o consequente arrasto de seus companheiros desconhecidos do PRONA para o congresso nacional, já há um monte de gente por aí querendo acabar com o voto proporcional e propor um sistema distrital.

Isso para mim são duas manifestações típicas do casuísmo brasileiro, aquela cultura de se alterar a lei e/ou o que está estabelecido de acordo com as conveniências não se pensando nas consequências na mudança a longo e médio prazo, apenas nos seus efeitos imediatos mediante uma situação presente.

Será que só descobriram agora que foi a ditadura militar que fundiu Guanabara e Rio de Janeiro? Será que só agora descobriram que há desvantagens no sistema proporcional? Claro que não. E o mais incrível da história é que há um desejo não-declarado de que as mudanças tenham efeito retroativo, quer dizer, na cabeças de algumas pessoas o ideal mesmo seria que a recriação da Guanabara já tirasse a cidade maravilhosa das mãos da Rosinha, e que a implantaçào do voto distrital impedisse a posse dos deputados beneficiados pela popularidade do Enéas.

E infelizmente temos vários exemplos desse tipo de atitude no Brasil, como a implantação do parlamentarismo para posterior retorno ao presidencialismo no governo João Goulart nos anos 1960, e o pacote de abril, que permitiu nos anos 1970 ao ditador Ernesto Geisel obter maioria no congresso medidante a nomeção de senadores e deputados não-eleitos para o congresso, os infames “biônicos”.
No carro, ontem:

M: Não é possível. Pensando bem… EU NÃO TENHO 28 ANOS! ISSO NÃO É POSSÍVEL!

M: E você… não pode ser que você tenha 30 anos! Não pode ser…

A: Ah, é verdade… como pode, né?

M: O fato é que não me sinto com essa idade.

A: Ah, eu também não me sinto…

M: Caramba, quanto tempo já se passou.

A: Acho que o ideal é não prestar tanta atenção na passagem do tempo, porque se não você pira.

A: E tem uma coisa: se a pessoa aproveita bem os anos de vida que ela teve, mais pra frente não vai se sentir frustada pela idade nem arrependida pelas coisas que não fez.

M: É (suspiro reflexivo)…
Ontem, naveguei na Internet de manhã ao som da criançada vizinha que se esbaldava na piscina de plástico.

Pensei: “Estranho. Elas deviam estar na escola esse horário.” Mas mais tarde me liguei que esta é a semana do saco cheio.
Já morei numa casa que tinha um gigantesco pé-de-café e outro impressionante pé-de-maracujá roxo (aliás… acho que nunca mais vi essa fruta por aí), entre 1979 e 1980. Me lembro que ao cair das tardes de primavera e verão, o barulho das cigarras era imenso, só que eu nunca conseguia identificar de onde as cigarras cantavam.
No quintal da frente da minha casa tem:

• Um pé de mamão com 3 mamões verdes;

• Erva-cidreira;

• Pé-de-amendoim;

• Comigo-ninguém-pode;

• Hortelã;

• Onze-horas;

• Uma muda de jaqueira;

• Três samambaias;

• E plantinhas das quais eu não sei o nome.

14 de outubro de 2002

Fez um baita de um calorão hoje.

Ele voltou!
Tira do Adão Iturrusgai que achei no blog da Lenore.

13 de outubro de 2002

Vivendo e aprendendo a jogar
Vivendo e aprendendo a jogar
Nem sempre ganhando
Nem sempre perdendo mas
Aprendendo a jogar


Elis Regina
NOVA vs NOVA.
Mondo Bizarro: Delfim Netto, destaque no site do Lula.
Mondo Bizarro: Prostituta “Branca de Neve” pode ter infectado garotos italianos com HIV.
Vamos ajudar Amina Lawal.
Você sabia que quase a metade da população do Morumbi, um dos bairros mais ricos do Brasil, é de favelados?

Estes textos do JT dá uma idéia de como são os contrastes de um lado e de outro.

Fico pensando como uma família rica pode pagar 300 reais mensais para uma empregada, mesmo sabendo que com esse dinheiro simplesmente um trabalhador não consegue viver com dignidade. Aposto que os filhos desses mesmos patrões recebem muito mais que isso por semana para fazer compras no shopping.
Segundo meus cálculos baseados na pesquisa Datafolha, para que Serra alcançasse Lula até o dia do segundo turno das eleições seria necessário que a diferença entre os dois caísse ao ritmo médio de aproximadamente 1,85% por dia, a partir de hoje.
Ê, TAM…


Mundo cão na hora da Ave Maria, texto sobre as baixarias dos programas da TV aberta ao cair da tarde.
Mondo Bizarro: 386DX.
Já tinha visto uns lances esquisitos na coluna “Usuário.com” outras vezes, mas este texto sobre SPAM me chamou atenção. Isso porque ele faz uma análise no mínimo dúbia em relação a essa praga da Internet, algo do tipo “tudo bem, SPAM é chato e incomoda… mas ele não é eficiente no final das contas? Aliás, parece que tem um monte de gente aderindo”.

E para justificar essa posição ele linka outro texto (muito mal-escrito, pelo jeito) que à primeira vista parece defender o SPAM, mas ao mesmo tempo também cita no meio dele que “Cerca de 95% das empresas ouvidas, porém, consideram ‘essencial’, ‘muito’ ou ‘totalmente’ importante obter a permissão dos usuários para enviar os e-mails comerciais.”

Abram seus olhos, please…
“Quêisso, essa história de comércio fechar por causa do poder do tráfico de drogas não passa de um resultado do medo e da imaginação das pessoas…”
Momento ego descontrol: descobri que quando se faz uma busca por “marcelus” no Google o link para meu blog aparece em primeiro lugar…:-)
Eu acho incoerente o pessoal escrever comentários em posts do tipo “ei, por favor, visite meu blog, que é…”. Primeiro lugar porque o comentário não diz nada em relação ao assunto do post, e segundo e principal porque em praticamente todos os sistemas de comentários existe o campo para a comentador preencher com seu blog ou site, de forma que quando o comentário é postado ele já conterá próximo a ele o link para o tal site ou blog. Então para quê reiterar?
Há memórias ruins na vida que você faz de tudo para esquecer, mas não consegue. Algumas vezes trata-se de um fato bobo, um pequeno incidente na infância ou adolescência, mas que acabou ficando marcado na sua cabeça para sempre.

Quando você está sozinho pensando nisso até tenta relevar, dizendo-se “isso foi apenas um fato banal, foi ruim, mas para que se lembrar dissom depois de tantos anos? bola pra frente!”. Mas o fato do passado continua lá, imóvel, sólido, perene.
Finalmente, depois de reconfigurar meu painel de controle TCP/IP, consegui acessar o Cocadaboa novamente. E descobri que eles tiveram que mudar o logo (e por consequência parar a venda das camisetas que promoviam o site) devido a uma ação de advogados da Coca-Cola.

O que eu acho estranho é que já vi por aí várias camisetas com estampas que propositalmente se assemelham à logomarca da Coca-Cola, inclusive algumas feitas por grifes nacionais de peso, como a Cavalera. E não me consta que a Coca-Cola tenha encrespado em relação a elas.
Essa eu vi no NoMinimo Weblog: iluminent/weblog, um blog estrangeiro que mistura comentários sobre Mac e fotos de mulheres sexy. Não sei, mas isso me lembrou uns blogs que eu vejo por aí…:-)

12 de outubro de 2002

E eu fui na festa da Macmania 100 nesta quinta. Estavam lá todo o conhecido staff da revista, o Heinar (e sua esposa, Lu3), o Tony de Marco, Mario AV, Jean Boëchat, Tom-B, e duas modelos que já foram capa da revista também: a desencanda Ana Maria Zaluscki e a Paola Oliveira, que deu uma passada rápida por lá. Minha amiga Patricia estava também, e aproveitou para tirar umas fotinhos…

A big band Nikita tocou no início da noite sons dançantes em estilo anos 40/50, e que tinha como um dos integrantes o guitarrista Paco Garcia, do Los Pirata.

Bom, eu não cheguei a ganhar a passagem para a Europa, mas pelo menos garanti um bonezinho preto da Apple, hehehe… e mais adiante na madrugada aconteceram as apresentações sonoro-coreográficas-marciais de Mario AV e Tom-B com seus respectivos didgeridoos…:-)

10 de outubro de 2002


Esta é a foto do mês de outubro no calendário da VIP que está na parede do meu quarto.
Preparem-se… o que vai rolar de baixaria, terror econômico e outras presepadas para que o Serra consiga a façanha de derrotar o Lula no 2º turno não está escrito…
Infeliz coincidência: Homem passa mal após chamar prostituta e descobrir que era sua filha.
Argh. Eu quero praia.




Bombom Surreal é bom!
“Esta eleição tem sido decididamente emocionante. Para o Executivo federal, que é o cargo mais cobiçado do país, depois de muitas subidas e descidas _todos se lembram das ondas Roseana e Ciro, que pareciam irresistíveis_ teremos um segundo turno entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e José Serra, do PSDB. Se eleição fosse o resultado de cálculos racionais, poderíamos esperar uma vitória folgada de Lula. Não procede a comparação do segundo turno a uma nova partida na qual os dois times saem do 0 a 0. Uma analogia mais precisa é com uma prorrogação cujo resultado parcial é 46 a 23 e ganha o jogo quem passa os 50.”

Hélio Schwartsman

9 de outubro de 2002

Com vocês, o Fura-Fila, mais um cancro urbano com selo de qualidade Paulo Maluf.
Para: feedbacklar@exchange.ml.com
Assunto: Mexam com a avaliação dos bônus das suas mães

Caros especuladores,

Minha recomendação para vocês, da mesma forma que vocês recomendam e desrecomendam as coisas brasileiras, é que vocês só elevem ou abaixem a avaliação refente as mães de vocês.

Nós aqui nada temos a ver com o que vocês acham dos bônus brasileiros para "marketweight". Por isso, vão tratar de avaliar os bônus das respectivas senhoras suas mães.

Seja quem vencer as eleições, vão especular na puta que pariu. O presidente não pode servir de bode expiatório para vocês encherem o rabo de dinheiro. Por isso, deixe o Brasil com as coisas do Brasil.

E vão se fuderem.

Atenciosamente,
Rafael Spoladore.
Lendo um artigo em NoMininmo, fiquei sabendo que uma das primeiras providências de Rosinha Garotinho no comando do estado do Rio será simplesmente a desativação do recém-implantado sistema de segurança por dirigível. E que por trás dessa atitude se escondem os maus hábitos tradicionais da política brasileira.

Achei no blog da Cristi.
André Barcinski.
E eis o set que eu toquei sexta passada no Plastic Fantastic:

Aphaville - Elevator ’99

The Faint - Agenda Suicide

Duran Duran - Planet Earth

The Human League - The Lebanon

Depeche Mode - World In My Eyes

Miss Kittin & The Hacker - Frank Sinatra

Ladytron - Commodore Rock

Felix da Housecat - Madame Hollywood

Kim Wilde - Kids In America

Devo - That’s Good

Depeche Mode - Tora! Tora! Tora!

Blondie - Call Me (en español)

Talk Talk - It’s My Life

Murphy Head - One Night In Bangkog

Pet Shop Boys - Heart

Cyndi Lauper - She Bop

The B-52’s - Private Idaho
Mais uma do Grande Caipira do Norte.
Lula ficou bem irritado quando Boris Casoy ao vivo pela TV ontem perguntou sobre o que ele achava da imprensa internacional associá-lo a um “eixo” que seria formado entre ele, Hugo Chávez e Fidel Castro caso ele viesse a ser presidente.
Uma pesquisa entre norte-americanos mostram que eles acreditam que há mais chances de se encontrar parceiros na web do que em bares com solteiros disponíveis.

Mmmm, sei não…
Saiba aqui sobre como funcionava o primeiro sistema operacional do primeiro Macintosh fabricado pela Apple.
Cadê o Cocadaboa?

Update (10/10/2002): Pelo o que o Rafa me esclareceu num e-mail hoje, o que está rolando é que por estranhos motivos o pessoal da Telefonica fez uma reconfiguração dos servidores deles de tal forma que simplesmente o IP do www.cocadaboa.com não é mais aceito. Pelo jeito, a solução é ir até o painel de controle TCP/IP e substituir o número de DNS da Telefonica pelo DNS que o provedor que o assinante usa. Estranho isso, né?

8 de outubro de 2002

7 de outubro de 2002

Mas por um outro lado, Maluf não ganhou. Collor não ganhou. Quércia não ganhou. E provavelmente Pitta e Fleury também não ganharam.

Update (10/10/2002): Infelizmente, Fleury acabou se elegendo deputado federal. E o coronel Ubiratan se elegeu deputado estadual.
Dra. Havanir, Conte Lopes e Afanásio Jazadji foram os três deputados estaduais mais votados em São Paulo.

Então tá bom.

6 de outubro de 2002

Sabe a fila monstruosa que eu tentei evitar hoje pela manhã? Pois bem, no final da tarde ela estava umas duas vezes maior. Sob um calor implacável, demorei duas horas para votar na minha seção eleitoral. E além disso a urna eletrônica da seção onde minha irmã votava quebrou e teve que ser substituída. E tive que esperar ela votar, algo que só aconteceu por volta das 18:00h.


Mas no final, deu tudo certo, e uma pizza margheritta acompanha com cerveja quando cheguei em casa me fez esquecer esses aborrecimentos.
Olha que coisa linda.
Diz aí, qual é a utilidade de se publicar uma bobagem dessas?
Minha pretensão era sair da balada e ir direto votar. Só que quando cheguei na escola onde fica minha seção eleitoral havia uma fila monstruosa… então o que pretendo fazer é dormir daqui a pouco e votar lá pelo final da tarde.

5 de outubro de 2002

Prestobarba.
Bacana foi ver que tanto o Marcio quanto o Bruno estavam com adesivinhos “Agora é Lula”. É isso aí…:-)
Fui ontem lá no Plastic Fantastic discotecar. Estava um tanto nervoso, mas no fim saiu tudo bem, a não ser por um paus de CD-R quando ia tocar Tears for Fears e Blondie…

Mas anyway, foi legal ver o Marcio Custodio depois de um certo tempo, e depois conferir ele tocando, com o bom-gosto característico dele. Estão com ele os papéis onde eu anotei as músicas que toquei nesta noite, e acho que no início da semana que vem ela já vai estar disponível para eu colocar aqui no blog.

4 de outubro de 2002

Ah, e nesta sexta eu tocarei um set de músicas na noite dos anos 80 do Plastic Fantastic. Se quiser, apareça por lá!
O Diabo do Consumo está me dizendo para eu me informar na BCP se há desconto para a compra de aparelhos novos que ofereçam acesso à Internet via WAP e funções de modem quando conectados a um notebook ou handheld (e eu não tenho nenhum desses dois).

Até que ponto vou dar ouvidos a ele?
Minha querida amiga Patricia está com um novo Stripped. Vai lá ver, está lindo…:-)
Um teste muito bom que achei no blog do Cris Dias: Political Compass, ou seja, uma bússola política que indica através do gráfico resultante do teste que você faz até que ponto vai seu nível de esquerdismo/direitismo e de libertarismo/autoritarismo.



O resultado refletiu com boa precisão a idéia que eu próprio fazia sobre meus posicionamentos políticos.
Eu não sei se minha atitude foi correta, mas não me interessei em assisitir o debate dos presidenciáveis hoje na TV. Só vi alguns curtos trechos.

Na verdade, já me defini por votar no Lula já faz um bom tempo, e ao meu ver debates como esse, apesar de mostrar idéias e propostas aqui ou ali, são na verdade um jogo de dissimulações e estratégias de “combate” entre os candidatos, para ver quem fica melhor na fita.

Não me interessou, no geral. Acho que nas páginas de política que são publicadas no dia-a-dia, tanto em período eleitoral como não, é possível achar muito mais fatos concretos sobre os candidatos do que em declarações de efeito, réplicas e tréplicas orquestradas por trás por marqueteiros muito bem-pagos.
Os assuntos que mais fazem aparecer piadinhas e charges que a gente recebe por e-mail são relacionados com o sexo e com a morte.

Será que esse “humor”, sendo ele de mau gosto ou não, não se relacionaria com o fato de que a mente humana nunca conseguiu se lidar bem com esses dois temas?

2 de outubro de 2002

10 anos do massacre do Carandiru.

O curioso é ver nesta matéria que a maioria dos comandantes envolvidos na operação de extermínio não foram punidos, e sim promovidos. É de se perguntar que tipo de valores guiam a cúpula da nossa polícia, que sempre vem candidamente à TV para dizer que e volência praticada pelos componentes da corporação não passam de “excessos” e “casos isolados” e que o objetivo da polícia é sempre cumprir as leis estabelecidas.

Mais curioso ainda é o argumento do advogado dos policiais envolvidos no massacre, Antonio Cândido Dinamarco, segundo o qual nenhum dos policiais deve ser punido porque estava “cumprindo seu dever”. E desde quando assassinar a rajadas de metralhadora gente encarcerada e desarmada é dever? Isso me faz lembrar que essa argumentação também foi usada algumas vezes por advogados de nazistas na Europa para tentar livrá-los da prisão ou da forca. Não foram bem-sucedidos em sua esmagadora maioria, pelo o que sei.

Já no Brasil…
O problema é que meu quarto está atolado de papel. E como você já deve suspeitar, eu acabo perdendo os papéis importantes no meio da maioria de papelada inútil. Preciso tirar um dia para fazer o “Momento Shiva” e mandar um monte de coisa para o lixo.
Ah, como é bom ter Macintosh…

1 de outubro de 2002

Gente, eu não estou conseguindo acessar minhas contas de e-mail do UOL desde esta madrugada. Acho que a situação se resolve hoje ou amanhã, mas em todo caso se quiserem me enviar uma mensagem usem esta ou esta conta aqui, pois elas estão funcionando sem problemas.