28 de abril de 2009

Gripe suína

Primeira vítima mundial de ontem: o twitter.

O fim da opção de posts anônimos no orkut.

Pois é, foi isso que fiquei sabendo através da leitura duma das comunidades que participo. O princípio, segundo dizem, seria coibir a ação de pedófilos. Mas vamos analisar uma coisa:

Com certeza os pedófilos não existem só por causa da questão da privacidade e do anonimato na internet. E tem outra coisa: existem um monte de vários outros serviços na internet internacional que permitem o anonimato de uma forma ou de outra. E aí, o Brasil vai bloquear/policiar todos estes sites? Construir um Grande Firewall para barrar e filtrar tudo, como acontece hoje em dia na China?

Se o governo do Brasil continuar com iniciativas policialescas como aqueles projetos de lei do senador Eduardo Azeredo e do Tarso Genro, estaremos muito, muito mal.

Medidas que punem ou limitam a imensa maioria dos inocentes em nome do combate a alguns culpados nunca me pareceu coerente…

Taliban e a ameaça atômica

Oito anos atrás, eles destruíam budas. Agora, eles estão perto de conseguir o controle de um país com perto 200 milhões de habitantes e que tem arsenal nuclear de centenas de bombas, o Paquistão. Parece exagero? Então dá uma lida nos links:

Fact-finding visit by Reporters Without Borders to Swat “valley of fear”

Disarray on Pakistan Taleban threat

O curioso é que, me lembrando aqui de “Fahrenheit 9/11” do Michael Morre, ele dizia que o grande problema do governo norte-americano durante a primeira fase da chamada “Guerra ao Terror” foi justamente o fato dos EUA nunca ter encarado o problema paquistanês de frente.

O islamo-totalitarismo hoje em dia continua sendo uma ameaça gigantesca, e que pelo jeito não está aprando de crescer, principalmente na mais perigosa das regiões, o chamado “pashtunistão”. Com o Paquistão, a OTAN e se bobear até mesmo os EUA cada vez menos dispostos a mandar soldados e armamento em número suficiente para conter o avanço do terror, que rumo este lance todo vai tomar? Aguarde os próximos capítulos…

Eu só sei daqui duma coisa: fazer acordos de paz com terroristas e fanáticos nunca valeu a pena.

27 de abril de 2009

Human Rights Watch e o legado da ditadura no Brasil

Brazil: Prosecute Dictatorship-Era Abuses

Brazil has had neither trials nor even a truth commission to address the very serious crimes that took place, and is lagging behind the region in accountability for past abuses. It's been nearly a quarter century since the transition to democracy. The victims and their families have waited too long for justice.

Dilma e o câncer

Pedro Doria faz uma análise do câncer que Dilma Roussef está combatendo e aposta: ela não sairá mais candidata à presidência da república. A partir daí (o que já é uma análise minha), acho que pode acontecer o seguinte: ou o Traso Genro assume o bastão ou Sérgio Cabral, governador do Rio pelo PMDB, se lança candidato com um vice do PT, coisa que o partido, que tem por tradição sempre “sentar na poltrona com janela” sendo a principal cabeça nas grandes disputas eleitorais, custaria a engolir.

Mas tudo é muito cedo ainda. E não me considero assim um grande ganhador de apostas… no passado achei que o Obama ia perder, por exemplo.

24 de abril de 2009

Guiné-Bissau, Moçambique e Angola…

Instituto tocando Tim Maia no Som Brasil? Bom, eu fotografei a banda semana passada no Zahi, ex-Blen Blen Club, lá na Vila Madalena. Confiram.

23 de abril de 2009

O Refúgio de Platão

Matéria interessante sobre a casa de swing mais famosa da cdade de Nova York na era pós-Woodstock e pré-AIDS, a Plato’s Retreat: The Studio 54 of Sex.

Não custa lembrar

1. Gilmar Mendes foi indicado ao STF pelo FHC e Joaquim Barbosa, por Lula. Ano que vem vai haver eleições presidenciais.

2. Esta é a 1ª “geração” do STF que tem seu trabalho diariamente transmitido ao vivo pela TV (pela TV Jutiça, transmitida pelos canais a cabo). E sabem como é, como diria aquele teorema quântico, a presença do termômetro em si pode mudar a temperatura da água que o próprio termômetro ia medir.

22 de abril de 2009

Política no Brasil é assim

Maluf, Sarney e Collor. Todos na base de apoio do governo Lula. Que maravilha…:-P

18 de abril de 2009

Shaquille O’Neal fala sobre Ghostwrittters de Twitter

It's 140 characters. It's so few characters. If you need a ghostwriter for that, I feel sorry for you.

Mais, no artigo do New York Times. Ah, o twitter dele é este.

(link pescado do blog do Nemo Nox)

9 de abril de 2009

Perguntar não ofende

Se em 2010 Brasília faz 50 anos, por que a Biblioteca Nacional, a Petrobras, a ANP, o COB e a CBF ainda estão no Rio?

7 de abril de 2009

Mais sobre os 45 anos do golpe… e do que veio depois

No post recente que o Pedro Doria escreveu sobre o assunto.