16 de novembro de 2010

Triste (ou: lembre-se disso da próxima vez que for fazer compras no Internacional Shopping de Guarulhos)

O Casarão Saraceni que ficava em meio às árvores frutíferas acabou ilhado ao meio do estacionamento do shopping. Tombado pelo Conselho de Patrimônio Histórico de Guarulhos em 2000, o casarão que ultimamente não estava sendo utilizado, estava em boas condições de conservação e preservação.

Em 2009, o vereador Geraldo Celestino (PSDB) entrou com um pedido de destombamento do imóvel alegando que o patrimônio não possuía nenhum vínculo histórico e arquitetônico. O destombamento foi aprovado pela Câmara de Vereadores e precisava da autorização do Conselho de Patrimônio Histórico.

O mais aterrorizante é que o destombamento foi aprovado pelo Conselho do Patrimônio Histórico tendo como base um parecer técnico de Carlos Augusto Mattei Faggin, professor titular da FAU–USP e conselheiro do CONDEPHAAT. Neste parecer, Faggin afirma que “nada justifica a permanência desta obra. Podemos ficar sem o Casarão que não chega a ser relevante e nada tem de interessante”.

1 de novembro de 2010

Mudaram várias coisas, mas uma coisa não mudou

A maioria das vagas no congresso nacional do Brasil ficaram na mão dos 4 grandes: PT, PMDB, PSDB e DEM. É assim desde 1988, quando a nova constituição foi feita e promulgada.